Novo Trem da EFVM alcança a marca de um milhão de passageiros transportados

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No dia 21 de agosto, sexta-feira, o Novo Trem da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) alcançou a marca de um milhão de passageiros desde que iniciou as suas operações, em 5 de agosto de 2014. Morador de Belo Horizonte, o jovem Douglas Yuri Mendes Silva fazia o trajeto entre a capital mineira e o município de Timóteo, também em Minas Gerais, onde encontra a esposa a cada 15 dias. A composição em que Douglas viajava, e que tem a estação Pedro Nolasco, em Cariacica (ES), como destino final, transportou mais de 1.250 pessoas na sexta-feira.

Para celebrar o marco histórico, a Vale anunciou a presença do viajante ilustre aos demais passageiros pelo sistema de som do Trem, numa homenagem singela ao “passageiro número 1 milhão”. Além da homenagem, Douglas também foi presenteado pela Vale com uma passagem de ida e volta, com direito a acompanhante, para um destino de sua escolha entre os 30 pontos de parada existentes ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

Douglas disse que aproveita o trajeto entre as duas cidades, que dura pouco mais de quatro horas, para apreciar a bela paisagem que margeia a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). “Sempre embarco no trem e considero a viagem bastante confortável e aconchegante. Fiquei surpreso quando escutei o meu nome no sistema de som, e achei muito bacana a homenagem que recebi”, relata.

Douglas Yuri é recebido por representantes da Vale em Timóteo – Foto: Divulgação / Vale

Sobre o Novo Trem de Passageiros da EFVM

Fruto de um investimento de U$ 80,2 milhões, o Novo Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas conta com conta com 56 novos carros, sendo 10 executivos e 30 econômicos, além de carros restaurante, lanchonete, gerador e cadeirante (destinado a pessoas com dificuldade de locomoção). Cada carro executivo tem capacidade para transportar 57 passageiros. Já nos econômicos acomodam 75 pessoas. Em ambas as classes os carros são climatizados e contam com tomadas elétricas para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos, como notebooks e telefones celulares.

Mais modernos, os banheiros receberam novo layout e tecnologias voltadas a priorizar o uso sustentável dos recursos naturais, como a substituição do papel toalha por ar quente para a secagem das mãos. O sistema de descarga é a vácuo, semelhante ao utilizado na indústria da aviação, o que reduz o consumo de água. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários.

Os carros da classe executiva contam com sistema de som e iluminação individualizados para dar maior conforto e comodidade aos viajantes. Outro diferencial são as poltronas, mais largas. As novidades contemplam também os carros-restaurante e cadeirante. O primeiro possui 72 lugares, o que representa um acréscimo de 56% em relação às composições que operam atualmente.

Segurança e conforto

O Novo Trem conta ainda um novo sistema de abertura e fechamento das portas externas, bem como as localizadas entre um carro e outro, que é automático. A travessia entre os carros também mereceu melhorias e ficou ainda mais segura e confortável. Isso porque a conexão entre os vagões passou a ser vedada por um sistema de plástico emborrachado.

Os novos carros de passageiros contam ainda com displays externos e internos, que exibem informações gerais sobre a viagem. Dados como destino e trajeto do trem, número dos carros, estações e paradas de embarque e de desembarque, entre outros, são algumas das orientações voltadas a facilitar ainda mais a viagem.

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas

– 664 km de percurso completo
– 30 pontos de embarque e desembarque
– 42 municípios atendidos
– 1 milhão de passageiros transportados por ano (média histórica)
– Preço da passagem (percurso completo): Executiva – R$ 91 / Econômica – R$ 58

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale)

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