Igreja São José Operário é restaurada por iniciativa de empresário em Bocaiuva

2

Abandonada há 20 anos, o novo dono decidiu restaurar a construção e, assim, devolveu a igreja à comunidade.

Ao comprar uma fazenda de 120 mil hectares, em Bocaiuva, no Norte de Minas, o empresário João Henrique Pereira encontrou, além de galpões e pastos em estado de degradação, uma igreja construída pelos antigos proprietários, na qual os empregados costumavam fazer suas orações. Abandonada há 20 anos, o novo dono decidiu restaurar a construção e, assim, devolveu a Igreja São José Operário à comunidade.

“Fiz o negócio com o objetivo de transformar a fazenda em um lugar produtivo, mas quando cheguei lá, encontrei uma igreja fechada no meio do terreno”, diz o novo dono da propriedade. “Ao abrir a capela, me deparei, praticamente, com uma casa de morcegos”, lembra.

A situação estrutural da edificação na época da compra era muito delicada, inclusive com riscos de desabamento. “Primeiro recuperamos o telhado para a igreja não cair”, conta o empresário. Além disso, as janelas estavam todas com os vidros estilhaçados. “As pessoas queriam ver a igreja por dentro e como ela estava fechada, a solução que elas arrumaram foi quebrar os vidros”.

As obras de recuperação da capela se iniciaram em 2014 e uma das preocupações de João Henrique era manter preservada a edificação nos moldes originais. Ganhou o aval da prefeitura e a colaboração da comunidade.

Alguns moradores da região foram indicados pelo pároco local para a restauração da capela. Uma artista plástica que mora no município se encarregou de recuperar as imagens que compõem o acervo sacro do templo. Já o piso foi feito de forma bem artesanal por um marceneiro, recompondo o parquet original em vários tons de madeira.

Igreja São José Operário, no município de Bocaiuva – Foto: Fabiano Lopes de Paula

Nas janelas foram colocados vidros de época adquiridos em lojas de artigos de demolição em Tiradentes e Ressaquinha. Também foram recuperados o altar, o confessionário e o jardim, além do teto ter recebido um novo forro.

A capela foi reinaugurada para a tradicional festa de São José Operário, realizada todos os anos na região. “Eu fico muito satisfeito em ver a capela recuperada. Inclusive minha família, toda vez que vai à fazenda, faz questão de entrar, rezar e apreciar o local”, comenta o proprietário da fazenda que produz pimenta do reino e café.

História

Localizada em Sítio, povoado do município de Bocaiúva, no Norte de Minas, a Fazenda Granjas Reunidas abrigou a primeira usina de açúcar da região, a Malvina, um dos polos pioneiros de industrialização no estado de Minas Gerais. Nos anos 1920, a usina foi considerada a principal atividade econômica do local, sendo desativada na década de 1980.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Estou à procura dos trabalhadores q atuaram na fazenda por volta de 1900 à 1945. Teria algum lugar que poderia procura-los? Ou até mesmo dos registros da igreja de batismo e / ou casamentos.

    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui