Patrulha rural no lombo de jegue desagrada comando da PM no Norte de Minas

0

O vídeo mostra a ação que o soldado disse se tratar de uma forma descontraída de chegar a população da zona rural de Brasília de Minas

Um vídeo feito em 2012, mas só divulgado recentemente, mostra um soldado da Polícia Militar (PM) montado em um jegue durante um patrulhamento em uma zona rural de Brasília de Minas, no Norte do Estado.

A justificativa é que ele tentava se aproximar da comunidade sem mostrar intimidação com uma viatura. Mas a brincadeira desagradou o comando do batalhão em que ele é lotado, e o caso será apurado.

Nas imagens, alguém que parece ser morador da região filma o soldado, enquanto diz que a Polícia Militar vai aonde a sociedade está, no caso, a comunidade de São José de Cima, zona rural de Brasília de Minas.

O soldado Freitas, que atua há três anos e meio no 30º Batalhão da PM de Januária, por meio do 2° Pelotão de Brasília de Minas, e aparece montado no animal, responde dizendo que a casa de uma senhora foi assaltada e que ele iria atender a ocorrência de jegue, porque a viatura não chega no local.

À reportagem do Jornal O Tempo, o soldado contou que na época, estava indo fazer uma visita tranquilizadora na zona rural. Uma ação da PM que consiste em escutar e tranquilizar a população dessas comunidades sobre a criminalidade. “Como na zona rural há um certo receio quando chegamos de viatura, eu usei o jegue para me aproximar da sociedade local de uma forma alegre, descontraída. Com essa descontração, o pessoal da zona rural se abre mais pra gente, passa mais informações”.

Ele também conta que a ação é aprovada pela comunidade. “Eles gostam da presença da PM aqui, e da forma que os trato. Foi só um momento de descontração mesmo. As pessoas estão criticando e falando mal sem saber a real intenção, que sempre foi boa”.

O tenente Sérgio Sílvio Teixeira, comandante do batalhão onde o soldado é lotado, conta que o fato foi uma ação isolada do soldado e outro patrulheiro que o acompanhava. “Eles fizeram uma brincadeira que acabou repercutindo mal. Mas esse tipo de patrulhamento com jegue não existe, essa ação não tem nada a ver com a PM. Está sendo feito uma apuração com o intuito de ver a participação de cada um e saber o que eles infringiram, e também para que possam se defender”, esclarece.

Ele também acredita que apesar de ter considerado grave a brincadeira, não considera um caso de exclusão da corporação.

Patrulhamento rural

O batalhão que atua em uma área onde o atendimento se estende também para áreas rurais, como é o caso de Januária, conta com um serviço chamado Patrulhamento Rural. São ações rotineiras de visitação às comunidades das zonas rurais, no sentido de tranquilizar e ouvir essa população. O atendimento é feito por meio de viaturas e caminhonetes.

Vídeo

Em Minas, bandido não tem vez. Até jegue é usado no patrulhamento da Polícia Militar!

Posted by Aconteceu no VALE on Terça, 23 de junho de 2015

(Fonte: Jornal O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui