Idoso de 81 anos morre após ataque de abelhas em Januária

0

Vítima percebeu enxame e tentou afastar os insetos fazendo fumaça. Saiba como agir em casos como este para evitar acidentes

Um homem de 81 anos morreu na madrugada desta segunda-feira (13), vítima de picadas de abelhas em Januária, no Norte de Minas. Ele foi encontrado por militares do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros caído inconsciente no quintal de sua casa, coberto por abelhas.

Segundo os bombeiros, a vítima, identificada como José, percebeu um enxame de abelhas perto da sua casa e tentou afastá-las produzindo fumaça na tarde de domingo (12).

Foi quando os insetos atacaram o homem, que acabou levando centenas de picadas. Ele foi socorrido pela corporação, mas ao chegar no hospital sofreu uma parada cardiorrespiratória e acabou morrendo na madrugada dessa segunda.

Um neto de José tentou ajudar o avô no momento do ataque, e acabou sendo picado pelas abelhas. Ele também teve que ser socorrido e segue internado no hospital da cidade.

Para fazer o socorro das vítimas os bombeiros precisaram entrar no local com roupões de apicultor, que impossibilitam as picadas dos insetos.

Bombeiros encontraram o homem com centenas de picadas pelo corpo – Foto: CBMG / Divulgação

Cuidado

O Corpo de Bombeiros alerta sobre o risco de picadas de abelhas, vespas e marimbondos, que aparecem com mais frequência em tempos de calor e florada. Os enxames itinerantes tendem a aumentar nesta época, assim como o número de insetos nas colmeias. O calor também deixa abelhas, vespas ou marimbondos mais agitados e agressivos.

Confira as dicas do Corpo de Bombeiros para evitar ataques de insetos, e saiba o que fazem em casos de acidentes:

– Evite movimentos bruscos e excessivos quando estiver próximo a colmeias.

– Não grite, pois as abelhas são atraídos por ruídos, principalmente os agudos.

– Evite operar qualquer máquina barulhenta perto de colmeias; examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados.

– Ensine crianças a se precaver e não matar as abelhas, vespas ou marimbondos.

– Se for atacado, proteja o pescoço e o rosto das picadas com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta; se a ferroada acontecer na cabeça ou pescoço, procure imediatamente auxílio médico.

– Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de matas, pois para quem é sensível à peçonha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático.

– Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer.

– Caso alguém seja picado, é importante fazer a remoção imediada dos ferrões, pois eles continuam liberando peçonha gradativamente; a sua retirada interrompe esse processo.

– Após a picada, a abelha perde seu ferrão e a bolsa de peçonha e morre; contudo, o mesmo não se aplica a vespas e marimbondos; após picar, eles estão prontos para atacar novamente.

– Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar uma empresa de apicultura especializada para a remoção do foco.

– Em casos mais críticos, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente por meio do 193.

(Fonte: Jornal O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui