Idosos de Açucena recebem curso sobre saúde e qualidade de vida

0

Curso de saúde na 3ª Idade é oferecido a 30 idosos do município. Evento é uma promoção do Sindicato dos Produtores Rurais e Senar Minas.

Ter uma terceira idade feliz depende de vários fatores, mas principalmente da forma como o idoso se percebe nessa fase da vida e da sua capacidade de se adaptar as mudanças e transformações próprias do envelhecimento.

Para orientar e mostrar que é possível envelhecer com qualidade de vida, o Sindicato dos Produtores Rurais de Açucena realiza o curso de Saúde na Terceira Idade para 30 idosos do município que fica no Vale do Rio Doce. O curso é uma promoção do Senar Minas e tem o apoio da prefeitura municipal.

São duas turmas compostas por 15 mulheres cada. O evento é ministrado pela instrutora Rebeca Lages Breta e aborda aspectos como autoestima, processo natural do envelhecimento, hábitos que interferem na qualidade do envelhecimento, hábitos alimentares, atividades físicas, entre outros.

Idosos foram divididos em duas turmas de 15 cada (Foto: Ulisses Silveira/Senar Minas)

“As participantes estão muito empolgadas com o curso que fala também sobre a higiene do corpo na terceira idade, sono, repouso, atividades recreativas, doenças relacionadas ao envelhecimento e programas de atenção à pessoa idosa. A idade mínima das participantes é de 60 anos, mas temos mulheres com até 86 anos”, garante a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Açucena, Carmelita Machado Andrade.

Um ponto positivo comemorado pela instrutora do curso, Rebeca Lages Breta, é que, apesar de algumas barreiras, é cada vez maior o número de pessoas que começam a perceber que é possível ter qualidade de vida na terceira idade.

“A capacidade de poder realizar as atividades cotidianas, desde as mais básicas como alimentar-se, tomar banho e andar, até as mais complexas como administrar as finanças e realizar atividades de lazer, são fundamentais para uma vida plena,” diz. (G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui