Educação a distância reforça qualificação dos socorristas do Samu

0

A plataforma EAD está encurtando distâncias e aprimorando cada vez mais o serviço prestado pelo Samu Macro Norte

Desde fevereiro, socorristas do Samu Macro Norte estão participando de atividades de aprimoramento e qualificação através da plataforma de educação a distância.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Ubiratam Lopes Correia, a nova ferramenta está possibilitando a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas entre os socorristas. “Além da difusão do conhecimento, a plataforma representa maior participação dos socorristas nos cursos, com economia substancial de tempo e recursos, já que as atividades acontecem de forma virtual, mediadas pelos instrutores do Nep, com a mesma efetividade dos cursos presenciais”, avalia o enfermeiro.

Educação a distância SAMU Macro Norte – Capitão Eneás (Foto: Divulgação)

Desde o lançamento da plataforma, no dia 02 de fevereiro, o Nep já contabilizou centenas de acessos e cerca de 450 participações simultâneas nos cursos, o que, segundo Ubiratam Lopes, seria inimaginável de forma presencial. “A região é muito extensa e seria impossível mobilizar os socorristas das 36 bases descentralizadas do Samu em um mesmo dia para participar do curso”, observa.

Utilizando ferramentas como chat, fóruns, vídeos, com atividades on-line e off-line, a plataforma possibilita mais interação entre os profissionais de todas as bases do Samu. “Já participei de vários grupos de discussão e encontros modulares, e a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas em torno de um tema de interesse comum enriquecem sobremaneira o aprendizado e dão mais segurança na hora do atendimento”, avalia Ádila Magalhães Freitas, técnica em enfermagem da base de Berizal, na microrregião do Alto do Rio Pardo.

Além dos cursos, a plataforma disponibiliza uma biblioteca com um rico material de apoio, como protocolos operacionais, manuais técnicos de equipamentos, evidências científicas, videoaulas e livros voltados para a urgência e emergência. O material de estudo fica disponível 24 horas por dia e o socorrista pode acessar com login e senha previamente cadastrados. “É uma iniciativa muito positiva e vale a pena participar dos cursos e explorar o acervo disponibilizado na plataforma”, recomenda Sâmyla Gonçalves Rodrigues, enfermeira da base do Samu de Januária.

Educação a distância SAMU Macro Norte – Taiobeiras (Foto: Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui