CEJUS de Governador Valadares é reconhecido como referência no Estado

0

Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania, parceria da Univale e TJMG, realiza, em média, 80 acordos por mês.

Prestes a completar um ano, o CEJUS de Governador Valadares comemora os bons resultados. O Centro de Conciliação realizou 1.856 audiências, sendo 919 pré-processuais e 937 processuais, com média de 206,2 audiências mensais. O número de acordos fechados também foi destaque, sendo 601 pré-processuais e 121 processuais, com média de 80,2 acordos homologados por mês. Os dados são referentes aos nove primeiros meses de funcionamento.

CEJUS de Governador Valadares realiza, em média, 80 acordos mensais – Foto: Divulgação

E o bom desempenho da unidade foi reconhecido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). De acordo com o desembargador Wander Marotta, 3º Vice-Presidente do TJMG, o CEJUS vem cumprindo as metas de conciliação estabelecidas pelo Tribunal e pelo Conselho Nacional de Justiça: “O TJMG continuará implementando e incentivando experiências como as de Governador Valadares, cuja necessidade será ainda maior com o novo Código de Processo Civil”, disse ele.

Por causa da boa produtividade, o CEJUS é classificado como referência em Minas Gerais. “Nós trouxemos toda a equipe do Juizado de Conciliação, que existia desde 2002, para o CEJUS. Temos 12 anos de experiência em conciliação, que era informal. Com a conciliação formal, ficou até melhor. Esperamos continuar como referência no Estado”, afirmou o coordenador do CEJUS, Dr. Roberto Apolinário de Castro, juiz da 2ª Vara Cível de Governador Valadares.

O magistrado ainda ressalta que o CEJUS está programando um mutirão do DPVAT para o próximo mês. “Nós iremos fazer de 600 a 800 audiências relacionadas ao DPVAT durante a última semana de abril. A Univale nos cedeu espaço físico para a realização da perícia médica. Essa é comemoração do 1° aniversário”, garantiu.

Sobre o CEJUS

Funcionando desde 21 de março de 2014, o CEJUS tem como objetivo tentar a realização de acordos antes que os conflitos se tornem processos e, havendo concordância entre as partes, o mesmo é homologado, retornando o processo ao juiz de origem para cumprimento. Também recebe processos já em andamento na Justiça Comum Estadual. Os interessados podem comparecer pessoalmente ou enviar um advogado com poderes para realizar acordo. As audiências e o atendimento são feitos de segunda à sexta-feira de 8h às 18h, no bloco C1 do Campus Antônio Rodrigues Coelho (Campus II) – Rua Israel Pinheiro, 2000, Bairro Universitário. O telefone: (33) 3279-5956.

Dr. Roberto Apolinário de Castro, juiz da 2ª Vara Cível de Valadares – Foto: Divulgação

Desembargador Wander Marotta, 3º Vice-Presidente do TJMG – Foto: Divulgação

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Univale)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui