Por telefone, bombeiros de Ipatinga salvam bebê vítima de engasgamento

0

Recém-nascida se engasgou com leite materno. Soldado acalmou a mãe e começou a passar orientações, enquanto equipe se deslocava para a casa da vítima.

Por meio do contato telefônico realizado pela mãe, uma recém-nascida, com 44 dias de vida, foi salva pelos militares do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), na noite da segunda-feira de carnaval, dia 16 de fevereiro, no bairro Bethânia, em Ipatinga.

O Soldado Hélio da Silva Pereira atendeu um telefonema, por volta das 20h40, no qual a mãe Gabriela Pereira de Oliveira relatou que sua filha havia se engasgado com leite materno, estava com dificuldades para respirar, encontrava-se cianótica e não conseguia chorar.

Criança foi salva por meio de contato telefônico – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Nesse momento, o soldado Hélio Pereira acalmou a mãe e começou a passar as orientações a cerca dos procedimentos que deveriam ser executados até a chegada da viatura no local. “Pedi para a mãe sugar boca e o nariz do bebê, checar a boca para ver se havia saído algum líquido, realizar 5 tapinhas nas costas entre as escápulas e 5 massagens de ressuscitação. Também continuamos monitorando o estado da vítima antes de recomeçar um novo ciclo.” Com a execução das orientação passadas pelo soldado do Corpo de Bombeiros, a recém-nascida voltou a chorar e a respirar.

O atendimento inicial através do número 193 e uma triagem feita com qualidade e atenção são de extrema importância para o sucesso de uma ocorrência, de acordo com o soldado Hélio Pereira: “Conseguimos por telefone, além de acalmar quem está do outro lado da linha, passar informações para que a própria família possa agir no local e, dessa forma, aumentamos a sobrevida da vítima. A orientação é indispensável em vários casos como, infartos, vítimas de engasgamento, convulsões e etc. Sinto-me extremamente útil e é incrível poder salvar uma vida. Foi emocionante ouvir o choro da criança que estava sem respirar e podemos, através de informações corretas, baseadas nas Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, salvar vidas também por telefone.”

Enquanto o soldado Hélio Pereira passava as orientações para a mãe, uma guarnição de Resgate foi à casa da vítima. O cabo Renato Barbosa Leal, o soldado Cristiano Stefani Elias Santiago e o soldado Bruce Gomes de Lima chegaram rapidamente ao local e constataram que a recém-nascida já apresentava melhora nos sinais vitais e encaminharam a mesma para a UPA de Ipatinga.

(Fonte: Corpo de Bombeiros)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui