Abertura do Carnaval 2015 atrai multidão em Januária

0

Nos cinco dias de festa, nove blocos e sete bandas comandarão a festa. Foliões também podem visitar o Balneário de Pandeiros.

Enquanto os últimos raios de sol se escondiam por detrás do Rio São Francisco, os primeiros foliões já chegavam na Praça Getúlio Vargas para curtir a noite de abertura do Carnaval de Januária, no Norte de Minas. Algumas pessoas aproveitaram para saborear o tradicional surubim do Velho Chico em bares e restaurantes, outras já dançavam ao ritmo das marchinhas, que mais tarde deram lugar para bandas de axé. Em um clima de animação e descontração, nem os supersticiosos se lembraram que era sexta-feira (13).

Prefeitura espera até 8 mil pessoas por noite no Carnaval em Januária (Foto: MIichelly Oda/G1)

Não se sabe ao certo há quanto o tempo o Carnaval é comemorado na cidade que teve o início da sua história em 1553, quando os bandeirantes, por ordem do governador-geral, Duarte da Costa, procuravam por ouro. Mas desde que surgiu, um dos aspectos marcantes da festa é o desfile de blocos. Neste ano nove foram cadastrados pela Prefeitura. A folia foi aberta pelo bloco Educação, composto por crianças acompanahdas pelos pais, e terminou com o Oba-Oba, que saiu depois da meia noite, atrás do trio.

Com a intenção de pular Carnaval de um jeito diferente, cinco meninas se vestiram de marinheiras e decidiram montar o “bloco das primas”. Para cada dia de festa, uma fantasia diferente. “No Carnaval a gente se transforma no que quiser. Sempre saímos em outros blocos, neste ano resolvemos montar o nosso”, fala a Mayara Magalhães. Ela também explica que a roupa escolhida para o primeiro dia de festa é uma homenagem ao Rio São Francisco.

Jovens se reuniram e montaram o Bloco das Primas (Foto: MIichelly Oda/G1)

Já a estudante Átilla Diobanna, preferiu se juntar a centenas de foliões do Oba-Oba. “Sou de Januária e não abro mão de passar o Carnaval aqui, que é muito animado e reúne muita gente com o mesmo objetivo, a diversão”, fala a estudante que esperava ansiosamente ao lado do trio, mesmo antes da banda começar a tocar, tudo isso para “garantir um lugar bem perto da música”, fala.

O ponto alto da festa foi a saída do trio, que percorreu a Avenida São Francisco, trazendo a atração principal da noite, Buiu e Banda. E ao som do axé, Nancy Castro dançava com a família. “Trouxe minha filha, minha cunhada, meu genro, meus amigos. É um Carnaval muito tranquilo e que pode ser aproveitado por toda a família. Espero por essa época durante todo o ano, são dias de festa, de alegria, de diversão.”

A expectativa da Prefeitura é de que o Carnaval reúna de cinco a oito mil pessoas por noite e que até 800 empregos indiretos sejam gerados. Todos os hotéis da cidade estão lotados. A secretária de Turismo, Elzina Escobar, diz que o diferencial do povo januarense é a “receptividade”. “Nos preparamos para receber todas essas pessoas. O turista que vier para cá vai ser acolhido com todo o nosso calor humano”, diz.

Para quem quiser mais tranquilidade, uma opção são os balneários, o de Pandeiros, considerado pelo Instituto Estadual de Florestas como a “maternidade do Rio São Francisco”. O local que tem cachoeiras, é aberto ao público e oferece visitas para grupos de até 250 pessoas.

Entre os trabalhos indiretos, chama a atenção entre os inúmeros vendedores de comida, bebidas e fantasias, um homem com várias rosas. Fernando Silva é de Montes Claros e trouxe 150 para vender nos cinco dias de folia. “Já vendi 30, cada uma sai por R$ 5, há seis anos faço isso, em cada ano vou para uma cidade”, conta o ambulante. As flores, de acordo com o ambulante, geralmente são adquiridas por foliões solteiros. “Os casais não compram, eu vendo mesmo é para quem quer paquerar e usa as rosas como uma forma de conquistar alguém durante a noite.”

Pôr do sol do Rio São Francisco, que também é atração no carnaval de Januária (Foto: MIichelly Oda/G1)

Programação

Sábado:
– Banda Batuque Malandro das 19h às 22h
– Bloco Sound Center das 21h30 às 23h30
– Banda Trem do Samba da meia noite até às 3h
– Bloco Chico Doido, com as bandas Comando X e La Maior das 2h às 6h

Domingo
– Banda Suíte Ouro das 19 às 22h
– Bloco Minhocão das 20h às 22h, com bateria
– Banda Pegada Bamba das 22h30 à 1h
– Bloco Pressão da meia noite às 6h, com as bandas Ki Fissura e Cia do Quarto

Segunda
– Marchinhas das 19h às 21h
– Banda Us Malas das 19h às 22h
– Banda UH Sheike das 22h à 1h
– Bloco Breja Eu da meia noite às 6h, com as bandas Swingão di Gueto e Lucas Viana

Terça
– Banda Forró Black das 19h às 23h
– Bloco Sound Center das 20h às 22h, com som automotivo
– Bloco Saidera, das 22h às 3h, com Kit Ilusão

(Fonte: Inter TV Grande Minas / G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui