Carnaval de Grão Mogol é um dos mais animados de Minas Gerais

0

Cidade deve receber 30 mil foliões durante os quatro dias de festa. Praia do Rio Itacambiraçu é um dos atrativos do município.

Grão Mogol, no Norte de Minas, promove um dos carnavais mais animados do interior de Minas. Os visitantes também aproveitam para apreciar a beleza do casarão histórico da cidade e curtir os atrativos naturais dos arredores, com o destaque para a praia do Rio Itacambiraçu com sua areia fina e branca, trilhas e cachoeiras. O município, de 15 mil habitantes, distante 580 quilômetros de Belo Horizonte, fica situada numa área de altitude elevada na Serra do Espinhaço. Por isso, tem um clima mais ameno, sem o predomínio do calor característico do Norte do estado.

A expectativa da prefeitura, organizadora do carnaval, é de receber 30 mil foliões durante os quatro dias de animação momesca. Como a quantidade de hotéis e pousadas na cidade é pequena, moradores aproveitam a ocasião para ganhar um dinheiro extra, com o aluguel de suas casas para os foliões.

Os foliões sentem a diferença do carnaval de Grão Mogol nos pés. Mantendo uma tradição, a prefeitura fez uma mudança no piso da Praça Beira-Rio, onde a festa é animada por bandas. Foi espalhada no local a areia retirada da praia do Rio Itacambiraçu. Assim, as pessoas têm a sensação de que estão em plena praia.

Uma das principais atrações da festa em Grão Mogol é o “Bloco das Virgens”, formado por homens, que se vestem de mulher . A maioria deles (ou “delas”) exageram na maquiagem, com uma certa dificuldade para se “adequarem” ao “jeito feminino”, mas com muita irreverência. O desfile das “virgens” está marcado para a tarde de segunda-feira, no centro histórico da cidade, local de concentração da folia.

O carnaval na cidade foi aberto sexta-feira à noite, com a apresentação da banda Comando X-Xelão e do DJ Lucas Vieiras, na Praça Praça Beira-Rio. Para sábado, foram programadas apresentações da banda de marchinhas “A Furiosa”; e a banda “Bandalla”. Neste domingo, além das marchinhas e da banda “Pankadão Baiano”, haverá desfile de blocos caricatos na Rua Direita. No palco principal, na Praça Beira-Rio, a folia será comandada pela “Rosy Banda”.

Na segunda-feira, o “Bloco da Virgens” vai iniciar seu desfile às 17 horas, seguida pela apresentação do “Pankadão Baiano”. Á noite, festa será comandada pelos grupos “Taboo” “Buiú Banda”. Na terça-feira à noite, a folia prossegue no Centro histórico da cidade, prometendo acabar somente na madrugada da Quarta-Feira de Cinzas. (Fonte: Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui