Chuva transforma estrada entre Senhora do Porto e Dom Joaquim em atoleiro

2

Carros que atolam no trecho estão sendo empurrados por trator da prefeitura de Dom Joaquim.

Usuários da MG-229, estrada de terra que liga Senhora do Porto a Dom Joaquim, vivenciam desde a última quinta-feira (5), mais um capitulo de uma novela que não parece ter fim.

Para quem achava que não tinha como piorar a péssima situação nos 26 km desse trecho, que há anos se tornou alvo constante de reclamações devido aos gargalhos que vão desde más condições, sinalização e falta de visibilidade devido ao fluxo intenso de veículos, se surpreendeu com a chegada das fortes chuvas na última semana.

Carros que atolam no trecho estão sendo empurrados por trator da prefeitura de Dom Joaquim – Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Dom Joaquim

Na tarde dessa terça-feira (10), o secretário de obras de Dom Joaquim, Fábio Lúcio Pires Figueiredo, divulgou fotos mostrando a situação da estrada. Segundo o secretário a via está interditada com vários pontos de atoleiro e árvores caídas impossibilitando o tráfego de carros, ônibus, motos e caminhões. “Inclusive a Viação Serro, companhia de ônibus já suspendeu a linha que faz o trajeto”, comentou.

“Estamos pedindo socorro. Nada está passando, os vários carros e caminhões que estão ficando atolados estão sendo puxados por um trator da prefeitura. A ambulância que leva os pacientes daqui para Guanhães, não está saindo, e em caso de urgência só puxando”, desabafou informando ainda que o município já não consegue realizar o transporte da coleta de lixo para a usina de compostagem que fica localizada a beira da estrada a cerca de 7 km desse trecho.

Ainda segundo Fábio, na tarde de segunda-feira (9), ele juntamente com o Prefeito de Dom Joaquim, Joraci Madureira, se reuniram com o Coordenador da 2ª CRG – DER/MG, Carlos Fernando Ferrarezzi Guimarães, e protocolizaram mais um ofício. Mas, para a preocupação dos mesmos, obtiveram verbalmente como resposta, que o Estado está no período de transição, não havendo recursos para a realização dos reparos.

Em nota divulgada pela prefeitura em sua página no Facebook, foi esclarecido ainda que o município “não concorda com essa afirmação, uma vez que somos testemunhas que esse trecho não tem recebido a manutenção que nós entendemos necessárias há muito tempo. Por uma questão de competência e de responsabilidade fiscal, o município de Dom Joaquim não pode realizar os reparos necessários, por se tratar de competência Estadual”.

De acordo com o Procurador do município de Dom Joaquim, Cristiano Silva de Paula, o prejuízo vai além da interdição do trecho. “Além dos prejuízos com carros que quebram com frequência, devido as grandes crateras existentes e poeira na época da seca, com as chuvas a situação se agrava. O município faz parte do consorcio de saúde de Guanhães, e utilizamos a estrada para o transporte de pacientes ao hospital”, declarou.

O procurador ainda alertou “se a chuva permanecer, o transporte escolar dos distritos de Dom Joaquim estará comprometido”.

Retorno

No final do ano passado o coordenador da 2ª Coordenadoria Regional de Guanhães DER/MG, o engenheiro Carlos Fernando Ferrarezi, divulgou que a coordenadoria conseguiu uma verba para conservação da estrada para o período chuvoso, e que as intervenções foram realizadas, objetivando que os 26 km pudessem ficar transitáveis.

Asfaltamento

Sobre o projeto de asfaltamento desse trecho, que até então, fazia parte do programa “Caminhos de Minas”, Ferrarezi informou que estava em fase final, porém não chegou a ser concluído. Ele acredita que, além de tempo hábil, devido às eleições 2014, teria faltado recursos financeiros por parte do governo, para finalizar o projeto e iniciar as obras.

Com a chegada de um novo governo em Minas, o coordenador acredita que, é preciso esperar para saber quais serão as prioridades da nova diretoria, e por consequência, qual será o futuro desse trecho.

(Fotos: Prefeitura de Dom Joaquim / Fonte: Rádio Folha de Guanhães)

2 COMENTÁRIOS

  1. Nós do hospital de Conceição do Mato Dentro, tentamos chegar a Guanhães para uma audiência com o juiz do TRT na terça (10) e ficamos atolados na saída de Dom Joaquim. Para a nossa sorte, tinha uns garotos na estrada que nos ajudaram a sair da estrada passando por trás da estrada. Valeu aí gurizada! Achei o estado da estrada deplorável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui