Água da chuva invade casas em bairro de Montes Claros

0

Na Rua Lagoa Santa Helena, no bairro Carmelo, moradores tiveram muitos prejuízos. Carro ficou atolado na Alameda Brasil, no Santa Lúcia.

A chuva que atingiu Montes Claros na manhã desta sexta-feira (6) causou alguns transtornos. As ocorrências de maior gravidade foram registradas no Bairro Carmelo e Santa Lúcia, segundo Corpo de Bombeiros. Não há registro de feridos.

Na Rua Lagoa Santa Helena vários imóveis foram invadidos pela água, o de Célia Jesus Pereira foi um deles. “Quando levantei a geladeira já estava navegando, só não fui levada porque acordei a tempo. A água já estava acima das minhas canelas.”

A costureira conta ainda que perdeu todos os eletrodomésticos, móveis e documentos. A força da água chegou a tombar a geladeira dela, que mora no local há sete anos e diz nunca ter presenciado alguma situação semelhante. “Eu e minha filha de sete ano estávamos dormindo, ela ficou em pânico, desesperada”, completa.

“As saídas de drenagem de água foram tampadas com o lixo que veio da rua e do próprio imóvel. O excesso de água que estava na residência foi retirado com uma bomba”, explica o sargento Waladan Fernandes, dos Bombeiros.

Tatiane Rodrigues, que também é costureira, e mora na mesma rua de Célia, diz que estava dormindo com o filho de 15 anos quando percebeu que a água havia invadido a casa.

“Levantei para tomar água e escutei um batido, parecendo que estava quebrando alguma coisa. Deitei de novo e levantei, em questão de cinco minutos estourou o portão e a casa encheu de água”.

A moradora que está no bairro há um ano diz que as casas foram invadidas pela água porque a Prefeitura asfaltou a rua e não há nenhum lugar por onde a água possa escoar.

“Esta obra está assim desde o ano passado e ninguém faz nada, não tem bueiros, não tem meio-fio. Eu não posso mudar, mas como vou fazer? Não tenho como comprar minhas coisas de novo e ainda pagar aluguel, ganho salário mínimo”, desabafa.

Célia perdeu móveis, documentos e eletrodomésticos (Foto: Michelly Oda / G1)

Bairro Santa Lúcia

Na Alameda Brasil, paralela ao Córrego das Melancias, os Bombeiros tiveram que ajudar um motorista a retirar o veículo dele, que ficou preso na rua. “Eu estava vindo embora, fui tentar descer e a água começou a levar meu carro”, fala Wagner Correia. “A água estava em cima da porta, esperei abaixar para sair”, diz o chapista de lanchonete.

O morador Cláudio Augusto, conta que estava em casa, quando ouviu Wagner acelerando para tentar desatolar. “Não é a primeira vez que isso acontece, outras vezes vi carros descendo e atolando, os motoristas ficam desesperados, com medo da chuva levar os veículos para dentro do córrego”.

O pastor evangélico também fala que os moradores já fizeram manifestações, reivindicando o asfaltamento, a intenção deles é tentar trazer um secretário ou o prefeito para que possam ver a situação da Alameda Brasil.

O que diz a Prefeitura?

A Prefeitura afirmou por nota que está acompanhando a situação dos moradores da Rua Lagoa Santa Helena. Uma equipe da Defesa Civil esteve no local e um caminhão-pipa foi disponibilizado para ajudar na limpeza dos imóveis.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o local está recebendo uma ampla obra, que beneficiará mais de 20 ruas do bairro. “Infelizmente, a chuva tão esperada caiu em um momento em que a pavimentação da rua ainda não estava concluída, faltando a colocação de meio-fio e construção de passeio”, diz a Administração Municipal.

A Prefeitura esclarece que a colocação dos meios-fios impedirá que o problema se repita, já que eles proporcionarão o correto escoamento da água.

Com relação à Alameda Brasil, as obras de asfaltamento e drenagem chegarão ao bairro Santa Lúcia, que está incluído no cronograma da Prefeitura.

(Fonte: Inter TV Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui