Defesa Civil divulga boletins diários sobre a seca em Minas Gerais

0

Estratégia foi adotada para dar maior transparência às informações, em função da situação de falta de água emergencial no Estado neste começo de ano.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) adotou um novo procedimento para a disponibilização de informações relacionadas à estiagem prolongada pela qual passa Minas Gerais neste início de 2015. Trata-se da retomada de divulgação, em seus Boletins Diários, dos dados referentes à situação de emergência por conta da falta de água nas cidades mineiras.

Relatórios podem ser acessados já na página inicial da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Nos boletins, o órgão já apresenta, diariamente, informações meteorológicas da capital e das principais regiões do Estado, com ênfase para as principais ocorrências na área de defesa civil em Minas Gerais e os municípios que se encontram em situações adversas. Como o quantitativo de chuvas previsto para esta época do ano não se confirmou como tendência, a decisão estratégica foi a de tornar a incluir também os dados relacionados à seca e os municípios que já decretaram estado de emergência, ampliando o monitoramento.

“A última referência à seca, em relatório, havia sido feita no Boletim de 22 de dezembro de 2014”, destaca o secretário executivo da Cedec, tenente-coronel Ronilson Edelvan Caldeira. “Como, nesse momento, estamos tendo mais acompanhamentos de seca do que de chuva, houve a decisão de disponibilizar todos os dados para acompanhamento”, explica.

Inversão de ocorrências

Minas Gerais fechou o último ano, segundo dados do Boletim de 22 de dezembro de 2014, o último com o registro sobre a seca no ano anterior, com 173 municípios com situação de emergência decretada em função da estiagem/seca.

Nestes primeiros dias do ano, em que a quantidade de chuvas costumava ser superior, o que se observa é a manutenção dos decretos de situação de emergência por conta da estiagem, com 118 municípios afetados, conforme o Boletim de 3 de fevereiro de 2015, desta terça-feira, o mais atual divulgado pela Cedec.

“Em 2015, tivemos, até agora, apenas cinco notificações de estado emergência em função das chuvas”, observa o tenente-coronel Ronilson, chamando a atenção para a inversão das ocorrências no Estado. No Boletim de 3 de fevereiro de 2014, eram 101 os municípios que haviam decretado situação de emergência e dois os que se encontravam em estado de calamidade pública por conta do período chuvoso.



Transparência e participação ativa

Para o enfrentamento da situação que envolve a gestão de água em Minas Gerais, o secretário executivo da Cedec reforça que é de extrema importância a transparência na divulgação dos dados e o envolvimento de todos nesta força-tarefa.

“Os dados possibilitam às pessoas ter conhecimento do que está acontecendo, a tomada de ação por parte da população, entre outros fatores”, aponta. “Esta é a visão atual: disponibilizar todos os dados para que se possa acompanhar e participar do trabalho de divulgação, conhecimento, de economia. É uma ação que precisa do atendimento de todos, quer seja para a seca, quer seja para as chuvas”, conclui.

Enfrentamento da seca

De acordo com a Coordenação Estadual de Defesa Civil, o órgão tem atuado de maneira suplementar com relação à seca, com apoio às prefeituras municipais. O trabalho da Defesa Civil ocorre nas seguintes frentes: de forma antecipada, no planejamento e treinamento, com orientações e procedimentos para casos de falta de água e aquisição de ajuda humanitária; e assessoria técnica para orientar os municípios quanto ao registro dos desastres junto ao Ministério da Integração Nacional e a consequente obtenção de recursos.

Uma vez superada a capacidade de resposta pelas prefeituras, a Defesa Civil Estadual atua de forma complementar, com o fornecimento de cestas básicas, disponibilização de caminhões-pipa, entre outros atributos para atender a população acometida pelos problemas.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela Coordenação Estadual de Defesa Civil em www.defesacivil.mg.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui