Acesso de veículos automotores ao alto da Cachoeira do Tabuleiro é proibido

0

Fiscalização está sendo intensificada e penalidades aplicadas.

A administração do Parque Natural Municipal do Tabuleiro (PNMT) tem enfrentado uma prática comum, porém proibida e ambientalmente criminosa, no alto da cachoeira do Tabuleiro: o acesso com veículos automotores, em especial os do tipo “gaiola de trilha”.

Os visitantes, que acessam o local por um caminho secundário vindo do Campo Redondo, quebram as normas de visitação do parque, que permitem apenas caminhantes, e têm causado grandes degradações na natureza. Fiscalização está sendo intensificada e penalidades aplicadas.

Cachoeira do Tabuleiro, no município de Conceição do Mato Dentro (MG) – Foto: Divulgação

A maior preocupação do gerente no Parque do Tabuleiro, Lucas Henrique, é com relação ao equilíbrio natural da região, que guarda uma beleza cênica inigualável e é morada de espécies em extinção.

Os cuidados com o bem natural devem ser tomados por todos. Por isso temos uma sede com atendimento ao visitante, onde cada um se identifica e se responsabiliza por todo e qualquer dano que venha causar a natureza”, disse ele, ressaltando que o acesso por vias secundárias dificultam o controle das ações humanas uma vez que os visitantes não preenchem o formulário de entrada.

A Cachoeira do Tabuleiro se encontra numa Unidade de Conservação de Proteção Integral. Desta forma, o PNMT é uma área destinada a proteger e conservar os processos naturais e a biodiversidade. Portanto, quem visitar o parque deve estar ciente de que a degradação ao meio ambiente é crime. A utilização de carro, camionetes, motocicletas, gaiolas ou até mesmo de bicicletas fere a natureza e por isso os condutores estão passíveis de responder por seus atos. Em caso de esporte de aventura, é necessário liberação prévia emitida pela gestão do PNMT.

Para coibir a prática, a administração do parque informou que a área de acesso ao alto da cachoeira está sendo cercada, havendo passagem apenas para pedestres. Mas Lucas lembra que a conscientização das pessoas é a melhor forma de prevenir a destruição do patrimônio natural.

É triste ver o descaso com que alguns tratam aquilo que é o nosso bem maior. Todo aquele que pisar em áreas naturais, seja aqui no parque ou em qualquer outro lugar, deve lembrar que ali têm vida e que a nossa própria vida depende da saúde do meio ambiente”. (Ascom da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui