Conta de água ficará quase 19% mais cara em Governador Valadares

0

Tarifa de água e esgoto terá reajuste de 18,81% em 2015. Populares cobram posicionamento dos vereadores da cidade.

O projeto da Prefeitura que aumenta em quase 19% o valor da taxa de água e esgoto cobrada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi aprovado pela Câmara de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e está causando polêmica na cidade.

A população não aceita o aumento e cobra um posicionamento dos vereadores que votaram favoráveis ao projeto do Executivo. O reajuste real na conta de água será de 18,81%.

“A gente já sofre com tantas contas e obrigações no fim do mês e aí surge um projeto que ao invés de beneficiar a população vai aumentar as nossas despesas ao final de cada mês. Será que esse aumento tinha que ser tão alto? Não poderia ter um reajuste menor?”, questiona a professora Marisa Cláudia Ramos.

Conta de água será 18,81% mais cara a partir de 2015 em Governador Valadares – Foto: Reprodução

Na reunião de segunda-feira (22), os parlamentares apresentaram suas justificativas em defesa e contra o aumento, mas por 11 votos a 8 a maioria decidiu pelo reajuste. Glêdston Guetão (PT), que é líder de governo na câmara, Padre Paulo (PT), Levi Vieira (PMN), Sargento Ramalho (PTB), Pastora Eliane (DEM), Doutor Marcílio (PMDB), Cezinha Alvarenga (PRB), Milvinho e Zangado (PROS), Ananias Camelô (PSB) e José Iderlan (PPS) foram os vereadores que aprovaram o aumento.

Doutor Luciano e Chiquinho (PSDB), Adauto Carteiro e Robinho Mifarreg (PROS), Paulinho Costa (PDT), Iracy de Matos (SDD), Leonardo Glória e Pedro da Utilar (PSD) foram contra o reajuste na conta de água. O vereador Ricardo Assunção (PTB) estava viajando e não participou da votação.

No documento enviado ao Legislativo pela prefeita Elisa Costa a justificativa do projeto diz que a alteração “se faz necessária, em virtude da necessidade de melhor adequação dos valores apurados e proporcionar condições de um serviço de qualidade a todos os munícipes”.

“Não concordo com esse aumento, achei abusivo e ficaremos atentos. Se este reajuste for para melhorar a qualidade do serviço prestado, vai ter que ser acompanhado de perto pela população porque o serviço que temos hoje está longe do ideal. Então, vamos aguardar para ver se essa melhoria vem mesmo”, reclama o motorista Jackson Neiva.

O líder da bancada governista na Câmara, Glêdston Guetão, defendeu o projeto que reajusta o valor da conta de água. “São 18% de reajuste, que é uma recomposição que não tínhamos desde 2006. Além disso, todo o chumbo, produtos químicos e outros materiais usados pelo Saae subiram 30%, 40% e até 60%. Mesmo com esse aumento, a conta de água do Saae continua mais barata que a da COPASA. Então, considero o projeto justo”, disse o vereador.

(Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui