Prefeito do Leste de Minas improvisa gabinete na praça em protesto por mais segurança

0

Genil Mata, prefeito de Central de Minas, foi quem tomou a medida. Prefeito protocolou ação civil pública contra o estado pedindo mais policiais.

O município de Central de Minas, no Leste de Minas Gerais tem pouco mais de 7 mil habitantes, segundo o IBGE. Em média, a Polícia Militar (PM) registra anualmente oito ocorrências de furto, mas em 2014 esse número mais que dobrou. Até agora foram 18. Três delas só na última semana.

A preocupação com novos assaltos na cidade é tão grande que o prefeito Genil Mata da Cruz improvisou um gabinete no meio da rua. A mudança aconteceu na semana passada e visa chamar a atenção para o problema do município. Em novembro, a prefeitura de Central de Minas protocolou uma ação civil pública contra o estado pedindo mais policiais.

“Esta ação civil propõe que o número de policiais na cidade passe de seis para 13. O número de militares não é suficiente para suprir a demanda do município e dos distritos. Às vezes chegamos a ficar 11 horas sem policiais e muitos sequer moram aqui. Por isso, como protesto, o gabinete vai ficar no meio da rua até o dia 31 de dezembro”, garante o prefeito Genil Mata.

O comandante do 2º Grupamento da Polícia Militar, sargento Élio Puluseno, responsável pelo patrulhamento na cidade, reconhece o problema. “Nas 11 horas em que o município fica sem policiamento, são os militares de outras cidades que atendem as ocorrências e é difícil fazer contato por telefone com a PM porque o 190 não funciona direito”, reconhece o comandante.

Em contato com a reportagem a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) disse que o responsável pelo assunto seria a Polícia Militar de Minas Gerais. Na PM, a responsabilidade foi repassada ao grupamento de Central de Minas.

Prefeito Genil Mata da Cruz vai despachar de um gabinete improvisado na praça até o último dia do ano (Foto: Adão de Freitas / Reprodução Inter TV dos Vales)

(Fonte: Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui