Rapaz é eletrocutado durante reforma de prédio em Ipatinga

0

Ele encostou em uma ferramenta na rede elétrica quando trabalhava. Vítima teve queimaduras de terceiro grau.

Segue internado com quadro clínico estável um jovem de 19 anos, vítima de eletrocussão no início da tarde desta sexta-feira (19) no Centro. Lucas Finamore de Melo trabalhava no andaime de uma obra em um prédio comercial da rua Itajubá e teria encostado uma pá na rede de alta tensão.

No mesmo andaime, ainda estavam outros dois trabalhadores que nada sofreram. Lucas Finamore foi atingido com uma descarga elétrica de 13,8 volts de potência. Ele teve queimaduras de 1º, 2º e 3º graus e foi socorrido por uma equipe médica do Samu e encaminhado ao hospital Márcio Cunha.

Vítima teve queimaduras de terceiro grau (Foto: Reprodução inter TV dos Vales)

Pânico e resgate

O curto circuito provocou um estrondo. Várias pessoas se juntaram em frente ao prédio para tirar fotos e filmar. Outras entraram em pânico e clamavam para que o Corpo de Bombeiros retirasse o rapaz rapidamente de cima do andaime. Porém, Lucas só foi resgatado quando a Cemig fez o desligamento total da rede.

O sargento Canguçu explicou que o resgate era de alto risco tanto para a vítima quanto para os outros trabalhadores que ainda estavam em cima do andaime e para os militares. “Assim que a Cemig fez o desligamento da energia, o que foi bastante rápido, nós conseguimos retirar a vítima com segurança. Este rapaz nasceu de novo. Um choque deste pode levar a vítima à morte porque a queimadura é tanto externa como interna”, explicou.

Segurança

A síndica do prédio não quis conversar com a imprensa, alegando estar muito abalada com o fato. No entanto, ela chegou a informar que pagou R$9 mil para fazer o isolamento da rede elétrica e que chegou a receber uma notificação da Cemig de que o local estava devidamente seguro para o trabalho. O técnico de segurança da Cemig, Marcos Rogério, confirmou que a rede foi isolada com o afastamento dos fios da parede do prédio. No entanto, ele esclareceu que os andaimes estavam mais avançados do que era permitido.

“Para ser considerado seguro, o andaime tem que estar a 1,5m de distância da rede elétrica e pelo que vimos o recuo estava há apenas 20 centímetros”, disse. Rogério explicou que mesmo com o afastamento seguro (1,5m) ainda é necessário tomar muito cuidado com este tipo de situação, porque há construções em que os profissionais usam ferramentas com cabos longos e acabam encostando na rede. “O certo é cercar a área com um compensado, porque aí a ferramenta vai encostar na madeira e não na fiação. Outra forma segura, é fazer este tipo de serviço num fim de semana e programar com a Cemig o desligamento da rede elétrica”, orientou.

Outro

No mês passado, um serralheiro de 42 anos também foi vítima de eletrocução, em ocorrência registrada no bairro Esperança. Célio Martins de Lima fazia um serviço de solda em um terraço da rua Hortência quando encostou uma tábua molhada nos fios de alta tensão. Após ser atingido pelo choque, o homem ainda ficou sobre os fios por alguns instantes e depois caiu de uma altura de aproximadamente sete metros. O serralheiro recebeu uma descarga elétrica de 13 mil volts de potência.

(Fonte: Jornal Vale do Aço)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui