Encontro da Agropecuária do Leste de Minas reúne produtores rurais da região em Governador Valadares

0

Piscicultura, fruticultura e cafeicultura são alguns dos temas abordados. Um dos destaques será a feira de comercialização de touros do Pró-Genética


O 2º Encontro da Agropecuária do Leste de Minas será realizado em Governador Valadares, de 7 a 9 de novembro. Com palestras, exposições e leilões, o evento tem o objetivo de discutir novos rumos da agropecuária na região e será uma oportunidade de negócios para os produtores rurais.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merlo, o encontro vai apresentar aos produtores da região novas alternativas de investimento. “O Leste de Minas tem uma pecuária rica, tanto leiteira quanto de corte, mas pode aumentar ainda mais o campo de atuação estendendo a outras culturas que serão temas do encontro”, explica Merlo.

Piscicultura, fruticultura, cafeicultura e inovações serão alguns dos temas abordados pelo encontro. O secretário ressalta, ainda, que o evento será interessante para os produtores que buscam fazer bons negócios, considerando que os parceiros financeiros facilitarão o crédito para os produtores participantes.

Um dos destaques do encontro será a feira de comercialização de touros do Pró-Genética, programa desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e executado pela Emater-MG, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Um dos objetivos do Pró-Genética é viabilizar a compra de touros de alto padrão genético pelos pequenos produtores, melhorando a qualidade do rebanho bovino mineiro.

Durante a feira em Governador Valadares serão oferecidos touros puro de origem, com registro genealógico definitivo, exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose. A aquisição dos animais poderá ser feita por meio de financiamentos no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob.

Programa Minas Leite

Outra atração do Encontro da Agropecuária do Leste de Minas será a palestra sobre o Minas Leite, ministrada pelo coordenador do programa, Rodrigo Venturin. O Minas Leite foi criado pela Secretaria de Agricultura e suas ações são executadas pelas suas instituições vinculadas, Emater-MG e Epamig, com a parceria de sindicatos e associações rurais. O objetivo do programa é capacitar os produtores leiteiros sobre o uso de tecnologias que potencializam a produção de leite dos animais.

Rodrigo Venturin explica que a palestra terá como foco apresentar o programa aos produtores ainda não atendidos. O destaque da apresentação será o município de Bom Jesus do Galho, que fica no Leste de Minas e obteve bons resultados por meio do Minas Leite. “Inicialmente, no município foram atendidas apenas cinco propriedades, mas as instruções indicadas por esse trabalho atingiram um raio de, aproximadamente, 10 propriedades em torno das fazendas que foram assistidas. A renda do município aumentou 195%. Só nas cinco propriedades atendidas diretamente a produção de leite saltou de 56 para 189 litros por dia. Em média, uma vaca que produzia cerca de 5,6 litros passou a render 14”, relata o coordenador.

Atualmente o Programa Minas Leite já atendeu a 1.480 propriedades em todo o estado, sendo 266 localizadas na região do Vale do Rio Doce. Existem ainda 150 diagnósticos de fazendas da região em processo de análise para avaliar a assistência técnica que melhor se adapta. As informações são da Agência Minas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui