Hospital de Medina fecha as portas por falta de pagamento

1

Hospital foi fechado devido à falta de pagamento dos médicos. População está revoltada com a situação.

A população de Medina, cidade do baixo Jequitinhonha, com mais de 20 mil habitantes está desamparada na área da saúde. O único hospital da cidade, o Santa Rita, divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 23 de outubro, informando a interrupção das atividades devido à falta de pagamento dos médicos.

No informativo, a direção informa aos medinenses que a unidade de saúde está sendo fechada devido à falta de médico para atendimento. Ainda segundo a direção, a Prefeitura Municipal não repassou os R$ 40 mil reais do mês de agosto. O dinheiro é mandado pelo estado, via prefeitura, todo mês para pagamento dos médicos plantonistas.

Faixa informa a população sobre a interrupção das atividades – Foto: Reprodução/Facebook

A situação está deixando a população revoltada. De acordo com uma moradora que preferiu não se identificar, com receio a represálias de políticos do município, a situação é crítica, pessoas doentes são obrigadas a viajarem cerca de 40 quilômetros até Itaobim, para receberem atendimento médico. “É uma vergonha, cadê nossos políticos? Que encheram nossa cidade para pedirem votos no período de campanha? Estamos sem médicos, pois o município não repassou o dinheiro para pagar os mesmos. Eu acho muito correta a atitude dos médicos, afinal se eles trabalham, merecem receber. É uma vergonha para nossos representantes deixarem a situação chegar a esse ponto.”, disse a cidadã.

Ela ainda disse que o hospital só está atendendo casos de urgências, como pessoas feridas em acidentes ou vítimas de tentativa de homicídios. Em outros casos, o doente é orientado a procurar o hospital mais próximo.

Um outro morador utilizou uma rede social para desabafar. “É vergonhoso chegar a esta situação, nosso único hospital, politicagem que pode levar a morte. É uma irresponsabilidade, a verba vem direto da Secretaria de Saúde do estado, só é necessário repassar, mas ao invés disso, o dinheiro fica retido. Não se importam com quantas pessoas podem morrer.”, desabafou o morador.

Problema antigo

O problema financeiro do hospital é antigo, tivemos acesso à uma página da unidade de saúde em uma rede social, e desde 2013, a direção realiza rifas, eventos e recebe doações da população, como alimentos e roupas de cama.

No dia 5 de agosto de 2013, foi divulgado os ganhadores de uma rifa beneficente – Foto: Divulgação

No dia 7 de setembro de 2013, foi realizado um evento com renda destinada ao hospital – Foto: Divulgação

Doações de material de limpeza entregue no dia 19 de outubro de 2013 – Foto: Divulgação

Feijoada beneficente realizada no dia 22 de agosto de 2013 – Foto: Divulgação

Doações de alimentos entregues no dia 17 de setembro de 2013 – Foto: Divulgação

Doações de alimentos entregues no dia 28 de outubro de 2013 – Foto: Divulgação

Exemplo de uma campanha solidária realizada pela população – Foto: Divulgação

Doações entregues por uma escola estadual no dia 20 de agosto de 2014 – Foto: Divulgação

Resultado de mais uma rifa realizada pelo hospital – Foto: Divulgação

Doações de lençóis e camisolas entregues por uma igreja no dia 7 de outubro de 2014 – Foto: Divulgação

O que diz a prefeitura?

Durante toda esta manhã tentamos falar com o secretário de saúde e com o prefeito da cidade, Robson Meleipe Machado, mas não obtivemos êxito. Prezando pelo esclarecimento dos fatos e imparcialidade, estamos à disposição das autoridades citadas, caso queiram explicar sobre a transferência de recursos ao Hospital Santa Rita de Medina. Nosso e-mail: contato@aconteceunovale.com.br

1 COMENTÁRIO

  1. Corrigindo a informação que lhes foi repassada.
    A prefeitura,o Prefeito ou qualquer outro funcionário do Municipio de Medina,não reteve o dinheiro em seu poder, o que acontece é que a Câmara Municipal dos Vereadores de Medina-MG,não aprovou em uma secção extraordinária,por motivos obvios de politicagem a suplementação orçamentária enviado pelo poder executivo,
    Todos sabemos que cada um tem sua parcela de culpa e quem sai prejudicado somos nós o povo.
    Mas daremos a César o que é de César a Prefeitura tem sua Parcela de Culpa sim,mas a Camara de Vereadores retem a verba que tem de ser repassado aos funcionarios.
    Estando eles de barriga cheio os demais que se lasquem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui