Coronel Fabriciano inaugura Museu Histórico Municipal

0

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, inaugura, nesta quarta-feira (22), o Museu Histórico Municipal José Avelino Barbosa. A solenidade acontece a partir das 19h. O museu está localizado na rua Moacir Birro, nº 429, no Centro. O funcionamento ao público será de segunda a sexta, das 8h às 18h. A partir de fevereiro será das 12h às 17h, de terça a domingo.

O Museu inicia suas atividades com um acervo de mais de 200 peças, além do acervo fotográfico que reúne cerca de duas mil fotografias. “A Administração Municipal está criando um espaço cultural que, ao mesmo tempo, é um centro de pesquisa sobre a história da região do Vale do Aço e, mais especificamente, sobre a história de Coronel Fabriciano”, explica o gerente de Cultura do município e presidente do Conselho de Patrimônio Cultural, Amir José de Melo.

No acervo há objetos, fotografias e quadros, entre eles, “O Último Trem”, de Míriam D’Arc, pintado em 1979 – Foto: Divulgação/Prefeitura de Coronel Fabriciano

Muitos dos objetos foram doados por famílias fabricianenses. Os familiares do pioneiro José Avelino Barbosa, homenageado com o nome do Museu, também doaram peças ao espaço. Dentre as preciosidades no acervo do Museu, destacam-se a imagem de São Sebastião que inaugurou a primeira igreja do antigo povoado do Calado, em 1929; e o quadro “O Último Trem”, de Míriam D’Arc, pintado em 1979.

O Museu Histórico Cultural continua recebendo doações de peças antigas, fotografias ou qualquer outro material que ajudam a contar a história de Fabriciano e da região. As escolas e instituições da região também podem agendar visitas ao local. Mais informações pelo telefone 3846-7701.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui