Festa do Congado resgata tradição em Ipatinga

0

O resgate da cultura e do patrimônio histórico do município é uma das prioridades da Prefeitura de Ipatinga. No último domingo, 19 de outubro, foi realizada a tradicional Festa do Congado, que não acontecia há seis anos. Animada por danças, cantos e música, a festa é considerado uma das mais antigas e principais manifestações cultural da cidade.

Este ano a novidade da Festa do Congado, que chegou à 57º edição, foi a conclusão das obras de restauração da sede do Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário. A revitalização, autorizada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Ipatinga (Comphai), foi feita com recursos do município. Além de novos vidros e pinturas que preservaram as características originais da sede do Congado – bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural –, foram substituídos os sistemas hidráulico e elétrico, e a cozinha recebeu adequações, seguindo as normas da Vigilância Sanitária.

O retorno da Festa do Congado emocionou público que foi ao Ipaneminha acompanhar a reinauguração do Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário – Foto: Secom/PMI

Valorização da cultura

De acordo com o presidente do Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário, Aristeu Rosalino de Almeida, a revitalização feita pela Prefeitura vai garantir a preservação do grupo de Congado no município, hoje formado por 25 integrantes. “Estamos muitos satisfeitos com a restauração. Esse espaço guarda as tradições do congado. Com toda certeza, vai fortalecer ainda mais o nosso congado”, aposta Aristeu.

História e tradição

O Congado é uma expressão da cultura popular, vindo da África, e chegou ao Brasil durante a colonização, no Século XVII, trazido pelos escravos. No Brasil, essa manifestação, juntamente ao Cristianismo, se tornou única, pelo forte sincretismo religioso.

(Fonte: Ascom Prefeitura de Ipatinga)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui