Presídio do Ipaba elege representante municipal para o Concurso Miss Prisional

0

Lívia Lima foi eleita na etapa municipal e agora vai para disputa final. Sete detentas desfilaram para 12º Região Integrada de Segurança Pública.

A ipatinguense Lívia Lima, de 22 anos, foi a vencedora da etapa regional do concurso “Miss Prisional 2014”. A jovem quer agora mostrar para sociedade que pode ser uma pessoa diferente.

“Vou fazer meu melhor na etapa final do concurso. Quero representar a minha região e mostrar para todos que nós detentas podemos mudar e melhorar”, afirmou a jovem que está presa no Ceresp deste do mês de junho, quando foi condenada por tráfico de drogas.

O evento foi realizado, nesta quarta-feira (15), no auditório da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, localizada na cidade de Ipaba. O desfile começou por volta das 10h30 e a vencedora Lívia Lima representará agora a 12ª Risp Região Integrada de Segurança Pública.

As três campeão do concurso da etapa municipal do Miss Prisional (Foto: Patrícia Belo/G1)

Sete mulheres do sistema prisional que engloba as cidades da região desfilaram, mas somente a vencedora participará da grande final no dia 18 de novembro. Em segundo lugar ficou Andressa Ferreira e Jéssica Francisco garantiu o terceiro lugar.

O diretor de referência da 12ª Risp, tenente Adão dos Anjos, disse que a unidade foi pega de surpresa com o anúncio do evento, porém abraçou a ideia. Para a realização do desfile, as salas de aula do presídio se transformaram em camarins.

“Na Dênio Moreira não temos ala femininas, então as vezes não damos tanta importância para a detentas. Por isso, abracei a ideia do ‘Miss Prisional’ e me empenhei para que o evento fosse um sucesso. A Risp pela na qual eu sou diretor engloba 14 presídios, portanto foi uma preparação ampla para que tudo desse certo. Com esse vento, vamos fechar o ano de 2014 com chave de ouro”, destacou o tenente.

Preparação

Antes de subirem na passarela, as jovens passaram por uma transformação. Com ajuda de parceiros, as detentas ganharam penteados, maquiagem e manicure. Enquanto se arrumava, Andressa Ferreira, de 22 anos, que está presa há dois anos, falou sobre o sentimento de deixar de lado, ao menos por um dia, o uniforme vermelho. “Acho que nunca fiquei tão produzida desse jeito”, disse sorrindo.

As roupas, acessórios e calçados utilizados nos desfiles foram levados pelas diretoras das unidades para que as participantes pudessem escolher. A decoração do presídio para o evento também foi trabalho de especialistas, com ajuda das detentas.

As jovens foram avaliadas por 14 jurados. Uma das responsáveis pela votação do concurso foi a empresária do seguimento de moda Roseli Nonato. Ela acredita que que essa oportunidade pode resgatar a autoestima e a valorizar cada uma das detentas pessoal através da beleza.

“As participantes são lindas. Fiquei com muita dúvida em que votar, todas elas têm um grande potencial para o ramo da moda. Além de descobrimos novos talentos, esse tipo de concurso ajuda no processo de reinserção na sociedade e a busca por novas perspectivas de vida delas”, disse.

Finalista

Com 1,67 de altura e 68 Kg, Livia contou que não queria participar do concurso porque iria se expor e poderia ser alvo de preconceito da sociedade. “Tinha vergonha disso”. No entanto, ela foi convencida pela direção do Ceresp, pelos familiares e também por colegas de alojamento.

“No começo eu fiquei um pouco tímida e não queria me expor a essa situação, porém disseram para eu representar e mostrar que nós detentas também temos belezas. Agora que ganhei eu vou lutar pela vitória estadual”, finalizou.

(Fonte: Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui