IFNMG campus Almenara está com inscrições abertas para a primeira turma do curso superior em Agronomia

0

A primeira turma ingressará em março, com 40 alunos. Como todos os cursos do Instituto, será totalmente gratuito.

Com inscrições abertas até 31 de outubro, o 1º Vestibular 2015 vai selecionar alunos para o mais novo curso superior do Campus Almenara, o bacharelado em Agronomia. A primeira turma ingressará em março, com 40 alunos. Como todos os cursos do Instituto, será totalmente gratuito.

Já ofertada pelo IFNMG nas cidades de Arinos e Januária, a graduação em Agronomia chega agora a Almenara, sendo o segundo curso superior da Unidade. O aluno terá aula em período integral e, no final dos cinco anos do curso, sairá com o título de bacharel.

Segundo o diretor-geral do Campus, professor Joan Brálio Mendes Pereira Lima, o foco principal da formação a ser oferecida será a agricultura familiar, seguida pela produção voltada ao abastecimento da agropecuária, atividades que estão entre as principais vocações regionais.

Atender demandas específicas da produção de café e da fruticultura, também de grande importância na região do Baixo Jequitinhonha, será outro foco do curso, de acordo com o professor. Ele acredita na importância do curso para impulsionar o desenvolvimento regional.

Campus Almenara: cursos técnicos em cinco áreas e dois cursos superiores – Foto: Divulgação

Demanda da comunidade

O professor Joan Brálio explica que a proposta do novo curso surgiu de um levantamento de demanda feito em audiência pública realizada em Almenara em março de 2013. Da demanda apontada pela comunidade, já saiu o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), que o Câmpus oferta desde 2013, e, agora, o bacharelado em Agronomia.

Ainda segundo Joan, esses cursos superiores vêm ao encontro de uma das propostas dos Institutos Federais, que é promover a verticalização do ensino, ou seja, permitir que um aluno que inicia seus estudos na Instituição possa continuar sua formação lá mesmo.

É a oportunidade que os alunos dos cursos técnicos em Informática e Zootecnia têm agora em Almenara, com a chance de continuar seus estudos nas mesmas áreas, ao ingressarem nos cursos superiores de TADS e Agronomia, respectivamente.

Inscrições

Para buscar uma das 40 vagas ofertadas para o bacharelado em Agronomia do Campus Alemana e para demais cursos superiores do IFNMG, os interessados devem inscrever-se para o Vestibular por meio do portal eletrônico www.ifnmg.edu.br.

No mesmo endereço eletrônico e também até 31 de outubro, é possível fazer a inscrição para o 1º Processo Seletivo do IFNMG para cursos técnicos.

No total, são 1.880 vagas para cursos superiores e técnicos gratuitos, nas cidades de Almenara, Araçuaí, Arinos, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni. Mais informações: www.ifnmg.edu.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui