SAAE e Prefeitura pedem que a população economize água em Governador Valadares

0

Na segunda, foi registrada a marca de 19 cm negativos na régua do SAAE. Durante este período de estiagem a captação de água está sendo afetada.

O longo período de estiagem diminuiu o nível do Rio Doce, em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informou que o nível do rio atingiu seu ponto mais crítico durante este período de estiagem e a captação já está sendo afetada.

Nesta segunda-feira (15), foi registrada a marca de 19 centímetros negativos na régua do SAAE. Com isto, pela primeira vez este ano, uma das quatro bombas de captação foi desligada, pois o nível de água está tão baixo que a bomba capta areia ou até ar, já que fica acima da água. Com isso, estão sendo bombeados cerca de 900 litros de água por segundo e não 1.100 litros, como em dias normais. Alguns bairros já sentem o desabastecimento, que até agora estava sob controle.

Nível do rio Doce atingiu seu ponto mais crítico, durante esse período de estiagem e captação de água já está sendo afetada (Foto: Diego Souza / Inter TV dos Vales / G1)

“Desde o mês de julho, estamos alertando para a necessidade de a população economizar água. O desligamento de uma bomba só aconteceu agora, em meados de setembro, porque o SAAE vem tomando medidas de melhoria da captação mesmo com o rio baixo. No local onde estão localizadas as bombas, o SAAE dragou areia, desassoreando o rio, fez uma pequena barragem para que a água se acumulasse e ampliou a captação. Além disso, tem feito contato permanente com a Usina de Baguari para monitorar o controle da vazão do rio”, explica o diretor do SAAE, Omir Quintino.

Com a diminuição, para não haver desabastecimento, a equipe do SAAE está fazendo manobras na distribuição de água para os reservatórios da cidade. “A manobra é a seguinte: enviar água para um reservatório, fechar e enviar para outro, e assim sucessivamente, para que todos tenham um mínimo de água indispensável. Por isso, a água não chega todo o tempo simultaneamente em todos os reservatórios, apenas uma parte do dia. O maior problema acontece quando a residência tem uma caixa d’água pequena ou não tem nenhuma e conta apenas com a água direta bombeada pela SAAE”, destaca Omir.

Nesta terça-feira (16), a assessoria de comunicação da Prefeitura de Governador Valadares divulgou nota com dicas para economizar água, confira:

– Não lavar carros: uma lavagem com mangueira gasta 600 litros de água;

– No banho: molhar o corpo, fechar o chuveiro, ensaboar-se e depois abrir para enxaguar. Não deixar o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros. Tomar apenas um banho por dia e rápido. Cinco minutos a menos no banho significam uma economia de 45 litros de água;

– Não lavar calçada nem quintal com mangueira. Usar vassoura;

– Ao escovar os dentes: enxaguar a boca com a água do copo. Economiza 3 litros de água;

– Descarga: verificar se a válvula não está com defeito, apertar uma única vez e não jogar lixo e restos de comida no vaso sanitário;

– Torneira: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. São 1.380 litros por mês. Fechar bem as torneiras;

– Vazamentos: um buraco de 2 mm no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros;

– Caixa d’água: não deixar transbordar e mantê-la tampada;

– Lavagem de louças: lavar louças com a torneira aberta o tempo todo desperdiça até 105 litros. Ensaboar a louça com a torneira fechada e depois enxaguar tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilizar somente quando estiver cheia.

– Regar jardins e plantas: no inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Usar mangueira com esguicho-revólver ou regador;

– Deixar acumular a roupa para lavar, seja na máquina ou no tanque.

(Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui