Projeto Rondon inicia Operação Catopê no Norte de Minas Gerais

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Operação Catopê desenvolverá atividades em 13 cidades do Norte de Minas. Solenidade de abertura foi realizada nesta segunda-feira (21) em Montes Claros.

Duzentos e cinquenta e nove rondonistas, estudantes e professores, de várias localidades do país participaram nesta segunda-feira, 21 de julho, em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, da abertura oficial do Projeto Rondon, Operação Catopê. A operação levará oficinas, palestras e ações para 13 municípios entre os dias 20 de julho e 04 de agosto de 2014.

Abertura da operação reuniu estudantes de vários estados (Foto: Victor Michel / Projeto Rondon)

Além de contribuírem com ações de cidadania, os universitários participantes também terão a oportunidade de trocar experiências com o povo norte-mineiro. “Os rondonistas aprendem muito mais do que ensinam. É uma lição de vida que colabora para a formação de personalidade deles. Eles mudam e voltam maduros, responsáveis e mais humanos”, destaca um dos coordenadores do projeto, coronel José Paulo da Cunha Victório.

A aluna de enfermagem de Maceió, Monique Amanda, que atuará na região de Claro dos Poções, está ansiedade para conhecer o Norte de Minas. “É uma oportunidade muito legal. Estou ansiosa para conhecer a cidade, pois é tudo muito empolgante. Espero que a população vá as nossas oficinas e interaja com a gente”, diz a estudante.

As 13 cidades contempladas pelo Projeto Rondon, Operação Catopê, são Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Francisco Sá, Japonvar, Jequitaí, Luislândia, Mato Verde, Mirabela, Pedras de Maria da Cruz, Porteirinha, São Francisco e Verdelândia.

Estudantes de diferentes estados se encontraram em Montes Claros (Foto: Victor Michel / Projeto Rondon)

Atividades que serão desenvolvidas

CULTURA:

– Capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem a cultura local e promovam o intercâmbio de informações.

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA:

– Capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas, particularmente na área de desenvolvimento social, como acesso a renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes;

– Instalar, dinamizar ou atualizar, conforme o caso, os conselhos municipais, tais como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, dentre outros.

EDUCAÇÃO:

– Capacitar educadores do ensino fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem, educação inclusiva e no atendimento a portadores de necessidades educativas especiais.

SAÚDE:

– Capacitar agentes de saúde em: saúde da família, doenças endêmicas, saúde bucal, acolhimento e humanização do atendimento em saúde e saúde ambiental;

– Capacitar agentes multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil, na prevenção do uso do álcool e drogas e na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes;

– Capacitar agentes multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer;

– Capacitar agentes multiplicadores em nutrição, com incentivo na utilização de alimentos regionais.

COMUNICAÇÃO:

– Capacitar agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias;

– Divulgar às lideranças e servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal.

MEIO AMBIENTE:

– Capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, esgotamento sanitário e água.

TRABALHO:

– Capacitar produtores locais, com especial atenção a pequenos agricultores e pecuaristas;

– Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável;

– Promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços;

– Capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos.

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO:

– Disseminar soluções autossustentáveis – tecnologias sociais – que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

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