Deputado Bonifácio Andrada é detido com arma sem documentação em aeroporto de Belo Horizonte

0

O deputado federal Bonifácio Andrada (PSDB) foi detido nesta quarta-feira (18) com uma arma sem registro no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana da capital. Das 13h às 16h, ele ficou em uma sala da Polícia Federal, no aeroporto, prestando esclarecimentos. Ele foi liberado sem pagar fiança e conseguiu embarcar.

(Foto: Divulgação / Deputado Bonifácio Andrada)

De acordo com o delegado da Polícia Federal Juvercino Guerra, o deputado foi impedido de embarcar de Belo Horizonte para Brasília quando passou pelo raio-x e os funcionários do aeroporto perceberam que ele levava uma arma na bagagem. Em depoimento, o deputado afirmou que tem o costume de viajar com o revólver calibre 32 e que deve ter esquecido o registro em Barbacena, no Campo das Vertentes, ou em Brasília. Não foi informado se o revólver estava ou não carregado.

Segundo o delegado, foi aberto um inquérito para apurar o caso e o deputado tem até 30 dias para apresentar a documentação relativa à arma. Se ele não apresentar o registro, o Supremo Tribunal Federal (STF) ficará encarregado de tomar as providências em relação a questão.

Ouvido e liberado

“Só pode ser lavrado o auto de flagrante em caso de crimes inafiançáveis. Como se tratava (a arma) de calibre 32, não se lavra flagrante, porque é um crime em que cabe fiança”, afirmou o delegado da Polícia Federal Juvercino Guerra, responsável pelo caso. Bonifácio Andrada não pagou fiança porque exerce a função de deputado e este benefício é garantido a ele pela Constituição.

A assessoria de imprensa do deputado informou que ele está viajando para vários municípios no interior de Minas em campanha e que estava levando uma arma antiga que possui.

Por meio de nota, a Polícia Federal informou que a arma foi apreendida. A polícia informou ainda que informou a ilicitude à Câmara dos Deputados e ao STF.

(O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui