Estudantes do Norte de Minas participam de corrida pelo meio ambiente e qualidade de vida

0

Em sua primeira edição, o evento Ecovida mobilizou não só os alunos, mas também a comunidade de Várzea da Palma, com foco na preservação ambiental

Corrida envolveu comunidade e estudantes em prol do meio ambiente e qualidade de vida

Preservação e integração são palavras constantes nos corredores da Escola Estadual Joseph Hein, no município de Várzea da Palma, no Norte de Minas. Entre as diversas ações desenvolvidas pela instituição, que focam na integração com a comunidade e o estímulo à preservação ambiental, destaque para a ‘1ª Ecovida – corrida de meio ambiente e qualidade de vida’.

“Desde o ano passado estamos tentando desenvolver projetos que envolvam alunos e comunidade em prol de ações de preservação do meio ambiente. Com a corrida, estamos dando continuidade ao projeto ‘Equilíbrio’, que teve início em 2013”, conta a professora Klévia Faria Brant.

Antes da corrida, realizada no último fim de semana, os estudantes fizeram visitas a empresas do município e realizaram uma pesquisa que tinha como objetivo conhecer a realidade da população e buscar estratégias que pudessem envolver a comunidade nas ações desenvolvidas pela escola. “Verificamos que a comunidade gostava muito da praticar de esportes, por isso optamos pela corrida”, afirma Klévia.

Ao todo, 220 pessoas se inscreveram para percorrer o percurso de cinco quilômetros. Todos os participantes ganharam uma mudinha, que deveria ser plantada em algum lugar da cidade. A muda que ganhou a estudante do 2º ano do ensino médio, Carla Raisse Ferreira Pires, já tem lugar certo. “Vou plantar em frente à minha casa”, revela. A estudante ressalta ainda a importância do projeto para o município. “Vou ajudar a dar uma cara para minha cidade porque, a partir do projeto, vamos ter mais conhecimento, podendo conscientizar mais as pessoas”, completa.

A iniciativa desenvolvida pelos alunos da área de empregabilidade de Meio Ambiente e Recursos Naturais, do Reinventando o Ensino Médio, contou com a participação de toda a comunidade Varzeapalmense, como ressalta o diretor da escola, Edmar Gomes de Souza. “Foi envolvimento muito bom da comunidade. Tivemos o apoio da policia militar e da prefeitura. Conseguimos despertar a comunidade para a importância da preservação ambiental. Foi uma ação que partiu da escola, mas que envolveu toda a comunidade”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui