Campus Governador Valadares sedia primeira empresa júnior do IFMG

0

Com foco em dar experiência profissional aos acadêmicos ainda em formação, a empresa presta consultorias nas áreas de Engenharia de Produção, Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho, sendo uma das poucas no Estado que operam de forma multidisciplinar

É comum nos cursos de graduação que em determinado período os alunos tenham que entrar para o estágio. É essencial unir as teorias aprendidas em sala de aula com a prática do dia a dia. Cada vez mais, porém, fica difícil que na rotina empresarial os profissionais consigam dedicar tempo para ensinar os aprendizes. Tendo em vista a formação acadêmica dos alunos, em 1967, na França, surgiu o Movimento Empresa Júnior. Na década de 80 o modelo chegou ao Brasil. Hoje o País é o território com maior número de empresas juniores do mundo, com 1.200 já instaladas. No ano passado Governador Valadares ganhou sua primeira empresa júnior, por meio do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Os alunos envolvidos na empresa desenvolvem os projetos solicitados sob a orientação de uma equipe de professores do Instituto Federal de Minas Gerais em Valadares – Foto: Antônio Cota / Diário do Rio Doce

Em novembro de 2013 os alunos dos três cursos superiores ofertados no Instituto — Engenharia de Produção, Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental — se juntaram e montaram a SGE Consultoria Jr. A empresa nasceu por incentivo de professores em uma semana acadêmica. Aos poucos ela vai se desenvolvendo e crescendo, mas desde sua criação já marcou o desenvolvimento acadêmico em Minas Gerais. A SGE é a primeira empresa júnior de todos os IFMGs e é uma das poucas no Estado que trabalham de forma multidisciplinar.

Apesar de a SGE ser uma empresa júnior, ela funciona como qualquer outra empresa no mercado. Todas as atividades de uma rotina empresarial são realizadas, porém, em ambiente acadêmico. “Prestamos consultoria nas áreas de Engenharia de Produção, Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho. Na Engenharia de Produção prestamos serviços na área de organização de uma empresa e da ergonomia, que é a minimização da insalubridade das empresas; na área de Gestão Ambiental a gente presta serviços de medições; e na de Segurança do Trabalho, a gente faz palestras para empresas sobre o porquê e como usar corretamente os equipamentos de segurança e proteção individual”, explicou o diretor de marketing da SGE Consultoria Jr., Ígor Torrente.

A SGE Consultoria Jr. tem como diferencial os preços acessíveis, uma vez que a empresa não possui fins lucrativos. Toda a verba arrecadada em projetos é revertida na formação dos membros da SGE. Independente financeira e administrativamente do IFMG, a SGE se mantém através de recursos oriundos da prestação de serviços e parcerias institucionais. O apoio do IFMG, no qual a empresa está inserida, é feito por meio de recursos. Atualmente a SGE funciona em uma das salas do prédio administrativo do IFMG. São 19 membros, sendo um presidente, cinco diretores e treze assessores que compõem a empresa.

Os alunos contam que trabalham de “segunda a segunda”. De acordo com o presidente da SGE, Randolfo Lage, fica sob a responsabilidade dos alunos — de acordo com o tempo livre das aulas — fazer o horário de expediente. “Os que estudam de tarde se dedicam à empresa na parte da manhã e à noite. Já os alunos que estudam à noite se dedicam na parte da manhã e à tarde. Por enquanto, o horário de expediente é o aluno quem faz”, explicou.

De acordo com Débora Nascimento, professora orientadora da SGE e mestre em Engenharia Mineral, todo o projeto desenvolvido pela empresa é orientado por uma equipe de professores do Instituto Federal de Minas Gerais. “As empresas entram em contato com a SGE, a equipe de alunos vai até elas, é identificada qual a real demanda da empresa contratante, para então, após isso, desenvolvermos a solicitação que a empresa deseja e espera da gente. Assim, a SGE forma profissionais aptos a enfrentarem as adversidades do mercado de trabalho através da prestação de serviços à comunidade, promovendo uma experiência única aos membros e clientes, em prol do desenvolvimento regional.”

Para os alunos, a experiência com a empresa júnior promove networking e vivência de mercado. “Nós estamos nos adaptando ao fato de termos que conciliar os estudos ao tempo que temos que dedicar à empresa. Isso é um desafio e ao mesmo tempo uma gratificação. Entendemos que a empresa está crescendo, e com o tempo poderemos olhar para a SGE e ver que fizemos parte do início, de onde tudo começou, e que pudemos ajudar no desenvolvimento dos futuros alunos”, concluiu o assessor da diretoria de Gestão de Pessoas da SGE Consultoria Jr., André Rabelo. (Diário do Rio Doce)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui