Novo sistema meteorológico permite prever inundações em áreas de risco

0

Entrou em operação em Minas Gerais um sistema capaz de gerar informações mais rápidas sobre a situação da meteorologia e das cheias de rios no estado. A nova tecnologia vai ajudar na retirada de pessoas de áreas ameaçadas e na redução de prejuízos.

Os novos equipamentos vão informar as consequências das informações captadas pelas salas de meteorologias, sobre chuvas e raios. Os dados vêm automaticamente de estações que foram instalados em alguns rios do estado.

As estações instaladas nas bacias do Rio Doce e do Rio Sapucaí já enviam dados para a central, na sala de eventos críticos e hidrológicos. Em até dois meses, também devem estar funcionando estações de monitoramento nas bacias dos Rios das Velhas, Paraopeba e Paraíba do Sul.

Em Governador Valadares, por exemplo, é possível prever uma inundação com 100% de certeza doze horas antes. Já em Ponte Nova, apenas oito horas antes. A antecedência depende das características das bacias. Alguns fatores foram alterados em áreas de muita urbanização, como Belo Horizonte, por exemplo. Por isso, na capital não será possível dar alertas mais rápidos, mas, no interior, a expectativa é evitar incidentes como os das enchentes, no leste do estado, no fim de 2013.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, essas informações serão importantes para que a corporação faz a a remoção das famílias ameaçadas para que se evite a morte de pessoas.

Ainda serão instalados, ainda em 2014, mais dois radares para ajudar no monitoramento meteorológico das cidades de São Francisco, no Norte do estado, e Almenara, no Vale do Jequitinhonha. (G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui