Produtores de Ipatinga aprendem técnicas de cultivo do palmito

0

Produtores rurais de Ipatinga participaram de um grupo de capacitação durante essa terça-feira (18), que integra o projeto de fortalecimento da cadeia produtiva do palmito pupunha. O curso abordou técnicas de manejo de Cultivo, e foi ministrado pela pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas, Valéria Aparecida Modolo.

As aulas aconteceram na Central de Capacitação e Empreendedorismo – Capacitar e no Viveiro Municipal de Ipatinga. “A pesquisadora fez várias observações simples e diretas, para otimizar a produção num processo de manejo mais correto”, avalia o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) de Ipatinga, Manuel Simões de Barros.

Para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDETur), a capacitação também serve para difusão de tecnologias aplicadas no cultivo do palmito, seguindo uma programação desenvolvida pela Seção de Apoio à Produção Rural de Ipatinga.

Ainda em 2013, a Prefeitura intermediou, junto à Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto Reca, de Rondônia, a aquisição de 510 quilos de sementes, o que corresponde a 100 mil mudas de palmito pupunha. As sementes são cultivadas no Viveiro Municipal e, no segundo semestre deste ano, serão repassados aos produtores que participam da cadeia produtiva.


(Foto: JB Reis / Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ipatinga)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui