Prefeito de Santa Efigênia de Minas é preso durante festa de Carnaval

0

Uma festa de Carnaval virou confusão em Santa Efigênia de Minas, no Leste de Minas Gerais, no fim da tarde de domingo (2). A confusão aconteceu no Centro da cidade com quase cinco mil habitantes. A prefeitura não tinha autorização para fazer comemoração pública. Mesmo assim, o prefeito, João Abnir Pinho de Souza e parte da população decidiram comemorar o Carnaval na Rua Santo Antônio.


(Prefeito de Santa Efigênia de Minas – Foto: Reprodução/Inter TV)

A medida foi tomada, de acordo com a prefeitura, após o Corpo de Bombeiros, em Governador Valadares, cidade a 70 quilômetros, embargar a realização da festa oficial. O prefeito e outras pessoas decidiram fazer uma festa, segundo os organizadores, em um local particular.

No entanto, a Polícia Militar (PM) entendeu de outra forma e apreendeu os equipamentos de som. Houve tumulto. O Chefe do Executivo e uma contadora da prefeitura foram presos. Os moradores reclamaram de uso exagerado da força da PM.

Confusão

Equipamentos de som foram instalados pelos próprios moradores em um imóvel particular inacabado. Viaturas da PM foram estacionadas de ré para facilitar a retirada das caixas de som do local. Em determinado momento, o prefeito de Santa Efigênia de Minas foi imobilizado por policiais.

Uma mulher foi arrastada por militares. Ela é a contadora da prefeitura, Lucélia Dark Almeida. Após ser colocada no chão, um dos militares se ajoelhou em cima da cabeça dela. O caso provocou comoção social e praticamente toda a cidade ficou sensibilizada.

O prefeito, João Abnir Pinho de Souza, foi levado à delegacia de Guanhães e liberado na madrugada desta segunda-feira (3). Ele classificou a ação dos militares como arbitrária e diz que vai pedir o afastamento dos policiais envolvidos na ação.

“Um subtenente de Governador Valadares e três sargentos de Santa Efigênia de Minas chegaram com extrema falta de respeito. O que aconteceu foi que eu perguntei se eles tinham mandado judicial para agir daquela maneira. Eles disseram que não tinham, pediram que eu os respeitasse. Eu respondi que também era uma autoridade. Nesse momento eles me deram um golpe e pediram para apertar o meu pescoço para eu desmaiar. São militares despreparados e devem ser afastados. Vou viajar para Belo Horizonte na quinta-feira para tomar providências”, disse o prefeito.

Incitação

O comandante da 25ª Companhia da Polícia Militar em Guanhães, tenente-coronel Geraldo Esteves, declarou por telefone que o prefeito está incitando a população do município de Santa Efigênia de Minas contra a PM. Porém, ele disse também, que qualquer abuso de poder será apurado.

“A festa estava embargada pelos Bombeiros e pela Justiça. Havia falta se segurança e a realização seria ilegal. A função da PM é manter a ordem. Porém, o que o prefeito quer é incitar a população contra a polícia. Agora tudo está em ordem, mas anteriormente, jogaram uma bomba na casa do sargento de Santa Efigênia de Minas na tentativa de intimidá-lo. Tudo que aconteceu foi registrado em Boletim de Ocorrência e qualquer abuso que por ventura tenha ocorrido será apurado”, garante o tenente-coronel Geraldo Esteves.


(Prefeito de Santa Efigênia de Minas – Foto: Reprodução Facebook)

(G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui