Governador Valadares completa 76 anos de emancipação nesta quinta-feira

0

A cidade de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, completa 76 anos de emancipação nesta quinta-feira (30/01), com um dia inteiro de comemorações. A festa começa cedo com a Tocata da Banda Lira 30 de Janeiro, às 5h da manhã em vários bairros da cidade. Depois disso, às 6h da manhã, a banda de música se descola a casa da prefeita Elisa Costa, onde faz uma alvorada.

Às 8h, acontece a abertura oficial do aniversário da cidade, na praça do Vigésimo, com o hasteamento da bandeira. Às 10h, na Catedral, haverá uma missa de ação de graças pelo aniversário da cidade.

A Praça dos Pioneiros, por sua vez, recebe uma exposição fotográfica que conta a história de Governador Valadares. As fotos ficarão expostas das 14h às 18h. A partir das 19h, a praça terá um varal de poesias da associação Nova Acrópole.

A programação na praça ainda tem encontro de escolas de samba, às18h e shows com as bandas Zé Pedro, às 19h, Samuel King, às 21h e Made in Bahia, às 22h30. Além disso, às 20h30, depois do discurso da prefeita, haverá uma distribuição de bolo para a comunidade.

As comemorações do aniversário da cidade se estendem até a próxima semana. Confira a programação completa no site da prefeitura de Governador Valadares.

A cidade

A ‘Princesinha dos Vales’, como é conhecida, se chamava Figueira e foi distrito de Peçanha até o dia 31 de dezembro de 1937. Em 1938, o município passou a se chamar Governador Valadares. Naquela época, a cidade chegou a ter em torno de 5 mil habitantes.

Nas décadas seguintes, o município se desenvolveu graças a crescente exploração de recursos naturais como madeira, pedras preciosas, mica e solos férteis e em 1950 chegou a ter 70 mil habitantes. Quando os recursos minerais se esgotaram, a cidade passou a se desenvolver mais lentamente.

Na década de 1990, o município ficou mundialmente conhecido pela grande emigração de valadarenses para o exterior. Cerca de 27 mil pessoas emigraram da cidade no ano de 1993, segundo o site da prefeitura de Governador Valadares.

Além disso, a cidade também ficou conhecida como a Capital Mundial do Voo Livre, graças a um dos principais pontos turísticos do município: O Pica da Ibituruna que, junto com o Rio Doce, formam o cartão postal de Valadares.

(Fonte: Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui