Anglo American lança editais voltados às comunidades do Minas-Rio para criação de mudas e coleta de sementes

0

Com o objetivo estimular o desenvolvimento econômico regional, em alinhamento ao pilar social do seu Plano de Mineração Sustentável, a Anglo American lança dois editais do projeto “Vamos Reflorestar” voltados às comunidades anfitriãs do empreendimento Minas-Rio. Um deles é destinado a quem tem interesse em instalar viveiros de mudas nativas em suas propriedades e, posteriormente, realizar a venda dessas plantas à mineradora. O outro é indicado a quem deseja fazer parte de uma rede de coleta e comercialização de sementes, que também gerará renda aos participantes.

Ambas as oportunidades, que estarão abertas até o dia 20 de outubro, são voltadas para moradores dos municípios mineiros de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Serro, Congonhas do Norte e Morro do Pilar, regiões que acolhem o Minas-Rio – empreendimento de minério de ferro da companhia. Podem se inscrever pessoas ou grupos formalizados em associações, cooperativas ou outro tipo de organização local.

A implantação de viveiros comunitários é uma iniciativa da Anglo American que visa atender a demanda de produção de mudas de espécies nativas e em extinção para a recuperação de áreas degradadas. Com a abertura do edital, novos viveiros poderão ser instalados em propriedades privadas, com o aporte da Anglo American. Os interessados também serão capacitados para coleta, manuseio e plantio de mudas listadas pela mineradora. Posteriormente, as plantas produzidas serão compradas de volta pela companhia, de acordo com critérios estipulados no edital.

Já o segundo edital do “Vamos Reflorestar” é uma oportunidade para quem tem interesse em fazer parte da criação da Rede de Sementes da Bacia do Rio Santo Antônio, atuando nas atividades de coleta e comercialização. Os selecionados receberão capacitações e participarão de reuniões e demais atividades propostas para se credenciarem à rede. Com a aquisição dessa expertise, os profissionais estarão capacitados a coletarem e a comercializarem sementes da área de abrangência da Bacia do Rio Doce. A Anglo American também irá realizar as compras dessas sementes.

“Os novos editais do ‘Vamos Reflorestar’ reforçam o compromisso da Anglo American com a criação de um legado positivo nos territórios onde atua, demonstrando que as práticas de sustentabilidade, além de impactarem positivamente o ambiente, também podem se tornar fonte de renda para as comunidades”, explica Tiago Alves, gerente de Meio Ambiente da Anglo American.

Para ter acesso aos dois editais, acesse este link. Dúvidas sobre as inscrições podem ser enviadas para o e-mail: thais.silveira@angloamerican.com ou direcionadas ao telefone: (31) 98223-5778 (falar com Thais Oliveira).

Mais apoio às comunidades

Ainda dentro do pilar social do seu Plano de Mineração Sustentável, relacionado à geração de emprego e renda, a Anglo American realizou, no mês de setembro, a formatura de 50 produtores de leite e queijo do Programa Crescer, iniciativa que tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios anfitriões das operações da empresa, por meio do fortalecimento cadeias produtivas de vocação local.

A formatura foi correspondente aos participantes do 1º ciclo do Crescer 2.0 do Minas-Rio, que iniciaram as suas capacitações em 2021. Com o programa, esses produtores rurais, que estão localizados nos municípios mineiros de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Serro e Congonhas do Norte, conseguiram um aumento de renda de 37%. Os formandos também chegaram a receber da companhia o aporte de um fundo emergencial para recuperação econômica durante a pandemia da Covid-19.

O Crescer, da Anglo American, foi criado em 2013. Na região do Minas-Rio, sua atuação está, atualmente, concentrada no desenvolvimento das seguintes frentes de atuação: leite e queijo, turismo, capacitação de jovens e apoio aos governos municipais em compras públicas locais. O programa também já atuou com desenvolvimento de apicultura, horticultura, quitandas e apoio a pequenos empresários locais. Todos os trabalhos são executados com o apoio da ONG TechnoServe Brasil, e em parceria com a Fundação Anglo American e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui