APÓS 43 ANOS DE BUSCAS: Soldador é localizado pela família em Padre Paraíso

1

No próximo sábado (25/01) o soldador e lanterneiro Severino Avelino de Freitas, de 62 anos, vai percorrer 1.100 km de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, até Brasília, para reencontrar 7 irmãos e a mãe, Beliza Avelina de 86 anos, além de muitos sobrinhos.


O soldador Severino Avelino com a mulher, as filhas e o neto, em Padre Paraíso (Foto: Gabi Dutra)

Há 43 anos, “Seu Avelino”, como é conhecido em Padre Paraíso, não vê a família, que nunca desistiu de encontrá-lo vivo, desde o dia em que ele saiu de Cachoeira Dourada, onde morava, em Goiás, para ir em busca de trabalho na cidade paulista de Santos.

A busca terminou no domingo (12/01) quando ele foi chamado ao Pelotão da Policia Militar de Padre Paraíso, para reconhecer umas fotografias que estavam na internet . Eram as fotos da mãe, irmãos e sobrinhos, que ao longo dos anos buscavam notícias sobre o paradeiro dele.

“Não tenho nem palavras para descrever a minha emoção”, disse Severino que agora não vê o dia de reencontrar os parentes em Brasília. “Meu irmão, vem me buscar. Vou levar a mulher, minhas filhas e o netinho de 6 anos”, comemora Avelino.

A localização do “Seu Avelino”, só foi possível porque ele tem uma sobrinha casada com um Tenente da Polícia Militar, lotado na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. “Após repassar as fotos, ele entrou em contato com os policiais de Padre Paraíso que me conheciam.” Conta o soldador.

Para ele, a única tristeza foi saber que o pai faleceu em 1979, aos 73 anos. “Para mim, até minha mãe já tinha morrido”, disse ele.

“Conheço o Avelino há anos. É uma pessoa querida e respeitada entre nós. Jamais imaginei que ele pudesse ter uma história incrível como essa”, disse o advogado Agenor Tavares Dutra, amigo do soldador.

PÉ NA ESTRADA

Natural de Santo Antônio, uma pequena cidade do Rio Grande do Norte, Severino Avelino, desde criança foi acostumado a cruzar fronteiras em busca da sobrevivência.

E foi isso que fez, quando aos 20 anos, pôs os pés na estrada e escolheu a cidade de Santos para ser o seu porto seguro. Ali conheceu a primeira companheira que lhe deu dois filhos e uma neta. “Quando eu a conheci, ela falou que era de Padre Paraíso. Ela acabou me traindo e acabamos nos separando. Nessa época eu fui para Padre Paraíso decidido a nunca mais voltar para Santos”, conta Severino Avelino, revelando que não vê os filhos do primeiro casamento há 25 anos.

NOVO CASAMENTO EM QUATRO DIAS

Quando chegou a Padre Paraíso, em 1985, o lanterneiro acabou conhecendo sua atual companheira, a dona de casa Adelina Moreira Viana de Freitas, hoje com 52 anos.

“Minha cunhada me chamou para conhecer ele e no mesmo dia ele me pediu em casamento. Fiquei assustada, mas quatro dias depois, eu dei a resposta. Fomos para Santos, onde moramos por uns tempos. Depois voltamos para Padre Paraíso e estamos juntos até hoje”, conta Adelina.

Na época, ela era mãe de dois filhos, uma menina de 2 anos e um menino de 4, que Severino Adelino criou com o mesmo carinho como se fossem filhos dele.

Do novo casamento, nasceram 3 filhos, o Júnior, 18 anos, Aline, 17 e Elaine, 14.

A família que é evangélica, mora em uma casa modesta de 5 cômodos no bairro Bela Vista, em Padre Paraíso.

Depois que retornar de Brasília, Adelino Avelino planeja rever os outros filhos do primeiro casamento que moram atualmente em Santos. “Reencontrar minha família depois de tantos anos, foi a maior felicidade que tive este ano”, comemora o soldador.

(Fonte: Gazeta de Araçuaí, por Sérgio Vasconcelos)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui