Mais de 600 escolas estaduais mineiras terão Ensino Médio em Tempo Integral neste ano

0

Em 2022, mais 210 novas unidades se juntam às atuais 391 escolas estaduais mineiras que já disponibilizam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Esse é o maior salto dado pela  Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em sua história. Ao todo, são 601 escolas, com um total de 97 mil vagas na modalidade.

Além de proporcionar a formação integral e a inclusão social de jovens, o EMTI tem a jornada ampliada, auxiliando o aprendizado regular e o desenvolvimento de habilidades.

Este ano será o primeiro da Escola Estadual Senhora do Bonsucesso, em Caeté, no oferecimento do tempo integral. “A modalidade está sendo um sucesso. Vários alunos vieram da rede privada para a pública, interessados no EMTI. Sabemos que essa proposta vai trazer novas oportunidades no mercado de trabalho, com carga horária maior de aulas o estudante estará mais bem preparado”, destaca a diretora Patrícia Brum.

Os alunos também estão empolgados com a proposta, é o que conta a estudante do 1° ano do ensino médio, Maria Flávia Torres. “Estou adorando a ideia de estudar em período Integral porque, neste pós-pandemia, será uma oportunidade de recuperar conteúdos, aprofundar e aprender”, afirma.

Continuidade

Nas unidades escolares que já disponibilizam o EMTI, a certeza é da continuação de um trabalho bem feito e que atenda às necessidades dos alunos, como é o caso da Escola Estadual Avany Villena Diniz, em Pará de Minas. A gestora Márcia Aparecida de Souza Santos conta que, devido à pandemia, os dois últimos anos foram muito difíceis, mas acredita que será possível recuperar o tempo com as atividades presenciais. 

“Nossa escola oferece o EMTI Profissional, com cursos de Eletroeletrônica e Eletrônica. Estamos com uma expectativa muito positiva. Montamos um laboratório, que os alunos poderão aproveitar, estamos pintando o prédio e recebemos mobiliário novo, comenta”.

Em 2021, a SEE/MG investiu mais de R$ 2,2 milhões em equipamentos para que unidades que oferecem o Ensino Médio de Tempo Integral pudessem montar Laboratórios de Práticas Experimentais.

Vagas remanescentes

Alunos do ensino médio que desejam estudar em escolas que disponibilizam o tempo integral devem se inscrever até 23/2. Esse é o período de vagas remanescentes. Para participar é preciso acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e escolher uma unidade de ensino que ofereça a modalidade.

Para conhecer um pouco mais sobre as vantagens do EMTI e as escolas que têm a iniciativa, basta acessar querointegral.com.br/mg.

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui