Minas Gerais atrai empresa especializada na fabricação e na importação de canetas de luxo

0

A empresa Crown, especializada na fabricação e na importação de canetas executivas, consideradas de luxo, escolheu Minas Gerais para instalação de seu novo centro de distribuição e e-commerce. A unidade será instalada em um condomínio logístico, em Extrema, no Sul do estado, onde irá funcionar com operação terceirizada.

Segundo o CEO da Crown, Luciano Neumann, Minas Gerais oferece um ambiente empreendedor favorável.  “Como a base de clientes da empresa atualmente é composta por empresas e executivos, torna-se importante estar mais próximo dos maiores centros econômicos para oferecer uma operação mais fácil e ágil de distribuição dos produtos. Manteremos a fabricação de parte dos produtos em Manaus, mas centralizaremos a distribuição e o e-commerce a partir de Minas Gerais”, acrescenta Neumann.  

A expectativa é que a transferência, que deve ser finalizada ainda neste semestre, impacte na criação de 15 e 20 empregos diretos na cidade. Requisitos, como competitividade e agilidade no atendimento ao mercado, reforçam a posição de Minas Gerais como o principal centro logístico do país.  

Polo logístico

Para o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho, o movimento de chegada das grandes marcas ao município ainda não terminou. “Hoje, há importantes investimentos acontecendo em todo eixo Fernão Dias. Itapeva, Camanducaia, Cambuí e Estiva entraram no radar e estão se tornando destino para as empresas”, afirma.

De acordo com a analista de Promoção de Investimento da Invest Minas, Larissa Batista, Minas Gerais vem se destacando como um polo logístico e o Governo de Minas, por meio da Invest Minas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), está atraindo centros de distribuição dos mais diversos segmentos, como o caso da Crown.

“A operação completa da empresa em relação à distribuição e ao e-commerce será concentrada em Minas Gerais, isso porque o estado possui modais de transporte terrestre bem desenvolvidos e com grande capilaridade, além de fácil acesso aos principais centros consumidores. Adicionam-se a isso os benefícios fiscais que são um grande atrativo para as empresas desse segmento”, completa Larissa, que trabalhou diretamente no projeto de atração. 

Desburocratização para importação 

Além da posição geográfica estratégica, outro ponto importante para a empresa Crown optar pela instalação em Minas foi a legislação mais favorável à atividade, com menos entraves burocráticos para importação de insumos. Vale destacar que o Governo de Minas Gerais dispõe de incentivos fiscais para importação de produtos, o que incentiva as operações por meio da instalação de portos secos no estado.

“Temos facilidade em vários pontos de Minas Gerais para o desembaraço de mercadorias vindas diretamente dos portos, o que é muito importante para nós. Além disso, atualmente, existe mais clareza e segurança jurídica para termos acesso a benefícios fiscais e tributários”, reitera o CEO da Crow.   

A empresa brasileira possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus, no entanto, o novo momento de vendas no varejo, principalmente com o avanço do comércio pela internet, exigiu que a empresa estivesse mais próxima dos grandes centros, como São Paulo e Belo Horizonte.  

Mercado de trabalho em MG

Além da chegada das grandes marcas em Minas Gerais, destaque também para o crescimento do mercado de trabalho no estado, que ficou na segunda colocação nacional, em 2021, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, O saldo foi positivo de 305.182 postos de trabalho.

Em Minas Gerais, todos os setores registraram desempenho positivo, liderado por serviços (124.079), comércio (68.846), indústria (65.587), construção civil (31.804) e agropecuária (14.866), segundo o Caged. O município de Extrema mais uma vez liderou a geração de empregos no Sul de Minas com 5.096 vagas criadas em 2021, 39% a mais do que o registrado em 2020, quando a cidade criou 3.647 vagas.

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui