Monte Verde (MG) registra a menor temperatura dos últimos 17 anos

0

Os termômetros de Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), marcaram -4,5ºC na manhã desta sexta-feira (30/7/2021), a menor temperatura desde dezembro de 2004, quando foi instalada a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no distrito. Até então, a menor temperatura registrada havia sido -3,8⁰C, em 2011.

A temperatura, porém, foi ainda mais baixa, conforme explica o Senhor do Tempo de Monte Verde, Nelson Pacheco. “Fiz uma média das temperaturas medidas nas estações da região, incluindo as que não fazem parte da rede Inmet, e a temperatura foi de -5,1ºC. A menor desde que comecei a acompanhar há 21 anos. As geadas também surpreenderam, foram as mais amplas que presenciei, ocorrendo em todo o distrito”, relata Nelson Pacheco. A previsão é que o frio continue nos próximos dias.

Capacidade ampliada

Na última semana, atendendo a pedido feito pela Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (MOVE), a prefeitura de Camanducaia ampliou para 80% a taxa de ocupação permitida em hotéis e pousadas da vila.

Para uma retomada consciente do turismo, o distrito tem adotado uma série de medidas para evitar aglomerações, como, por exemplo, o controle da entrada de turistas por meio de barreiras sanitárias e a redução da capacidade de ocupação em estabelecimentos. No segundo semestre de 2020, a vila foi reconhecida pelo Ministério do Turismo como exemplo nacional no âmbito da retomada do turismo em seu processo de reabertura consciente e segura.

Veja as imagens:

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG). A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com 140 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, poder público e comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui