Defesa Civil leva água potável à comunidade atingida pelas chuvas em Itambacuri

0

Estima-se que cerca de 1,2 mil pessoas foram beneficiadas com a instalação de uma máquina potabilizadora, capaz de filtrar água suja


Máquina da Defesa Civil torna potável água suja

As chuvas que atingiram o município de Itambacuri, na região do Rio Doce, causaram estragos no Sistema Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) do distrito de Frei Serafim, deixando milhares de pessoas sem água. Para restabelecer a normalidade do atendimento, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) instalou uma de suas máquinas potabilizadoras móveis para complementar as necessidades do local. Durante três dias, a região se beneficiou com o uso do equipamento.

“A máquina filtra água suja tornando-a potável. Assim, podemos rapidamente atender às comunidades necessitadas, além de colaborar para a redução de doenças causadas pela ingestão de água sem tratamento adequado”, destaca o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Luis Carlos Dias Martins.

Máquina potabilizadora

Para funcionar, o equipamento, capaz de filtrar 72 mil litros de água por dia, precisa estar a uma distância de, no máximo, 25 metros de um açude, rio ou poço. Não há necessidade de ser auxiliada por um caminhão pipa, já que o equipamento possui uma bomba de água na parte interna. Os produtos utilizados na máquina são sulfato de alumínio e cloro, para potabilização, e gasolina, para o funcionamento.

O tratamento físico-bacteriológico da água obtém água potável apta e segura, partindo de águas superficiais que podem conter um elevado conteúdo de partículas em suspensão (águas de turvação considerável), de acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Coca-Cola Femsa Brasil e a Fundação Femsa doaram dois equipamentos potabilizadores móveis ao Cedec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui