Abertura econômica avança no Norte e regride no Noroeste de Minas

0

Minas Gerais, Diário Oficial do Estado, na edição desta quinta-feira (3/9/20), traz a Deliberação 82, do Comitê Extraordinário Covid-19, que altera o anexo da Deliberação 45, de maio deste ano. A nova norma muda a classificação das fases de abertura de duas macrorregiões de saúde do Estado, como parte do Plano Minas Consciente, instituído pelo governo mineiro no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A deliberação publicada nesta quinta determina que a macrorregião Noroeste regrida da onda amarela para a vermelha. Em sentindo contrário, o Norte do Estado evolui da amarela para a onda de menor restrição, a verde.

O Plano Minas Consciente prevê três ondas: vermelha (apenas serviços essenciais), amarela (não essenciais) e verde (não essenciais com maior risco).

Com a reclassificação, Minas Gerais agora tem duas regiões na faixa de alta restrição (Nordeste e Noroeste), apenas uma na onda verde (Norte) e todas as demais na amarela.

A onda verde engloba atividades como cinemas, academias e serviços turísticos. Na onda amarela, estão, por exemplo, o comércio de vestuário, de móveis e papelaria. Já a onda vermelha inclui atividades como supermercados, farmácias, serviços de transporte e telecomunicação. Confira em qual onda se encontra cada segmento.

Pós-graduação

A partir deste sábado (5/9), os cursos de pós-graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado) e Lato sensu (especialização) estão autorizados a retomarem as atividades na onda amarela do plano Minas Consciente. A decisão foi tomada pelo Grupo Executivo Covid-19 na última terça-feira (1/9). Foram observados a capacidade de adaptação do setor, além de uma tendência a pouca aglomeração e à natureza esporádica das aulas presenciais.

Onda Vermelha

As macrorregiões de Saúde Noroeste e Nordeste estão na onda vermelha do plano. Portanto, nesses locais está autorizada a abertura dos seguintes serviços:

– Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
– Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
– Serviços de ambulantes de alimentação;
– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
– Vigilância e segurança privada;
– Serviços de reparo e manutenção;
– Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
– Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
– Construção civil e obras de infraestrutura;
– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

Onda Amarela

As macrorregiões de Saúde CentroVale do AçoJequitinhonhaLesteTriângulo do NorteTriângulo do SulOeste, Sul, Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela.

Nesta fase, são permitidos:

– Bares (consumo no local);
– Autoescolas e cursos de pilotagem;
– Salões de beleza e atividades de estética;
– Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
– Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
– Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
– Comércio de itens de cama, mesa e banho;
– Lojas de móveis e lustres;
– Imobiliárias;
– Lojas de departamento e duty free;
– Lojas de brinquedos;
– Academias (com restrições)
– Agências de viagem
– Clubes

Onda verde

A macrorregião Norte apresentou um quadro controlado da doença após passar 28 dias na onda amarela*, o que permitiu o avanço para a onda verde, que permite a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio.

São eles:

– Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo
– Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos
– Parques, zoológicos e jardins
– Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê
– Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca
– Bares com entretenimento (shows e espetáculos)
– Serviços de colocação de piercings e tatuagens

Microrregiões

Além das macrorregiões, os dados das 67 microrregiões mineiras são considerados pelo Comitê Executivo Covid-19, permitindo que elas sejam divididas por ondas, conforme as realidades específicas. Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito optar por qual das duas recomendações seguir. 

Confira aqui a planilha com os municípios incluídos nas microrregiões.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui