Epamig lança cultivares de feijão mungo-verde que agradam mercado externo

0

De origem indiana e muito apreciado em países orientais, o feijão mungo-verde (Vigna radiata) é uma leguminosa rica em proteínas, vitamina B e ferro. Embora pouco conhecido e consumido no Brasil, a produção mundial é de 5,3 milhões de toneladas todos os anos, sendo 2 milhões só na Índia. Porém, a quantidade de grãos ainda não é suficiente para abastecer o próprio mercado indiano. O alto valor nutricional, o potencial de consumo e a demanda internacional são estímulos para que o cultivo de feijão mungo-verde cresça cada vez mais no Brasil.

Além da Índia, os principais países produtores da espécie são Mianmar, China, Indonésia, Tailândia, Quênia e Tanzânia. No Brasil, o plantio ainda está em fase inicial. A produção nacional é de cerca de 40 mil toneladas por ano. Desse total, 95% é destinado para exportação. 

A boa notícia é que o feijão mungo-verde é bem adaptado a climas quentes predominantes em algumas regiões do Brasil. De acordo com o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rogério Vieira, em regiões muito quentes, é possível obter grãos com pouco mais de dois meses após o plantio. Já em locais com climas mais amenos, a colheita é realizada após três meses. 

O produto é consumido em forma de brotos, grãos cozidos e  grãos processados. O grão de mungo-verde pode ser processado apenas partido ou partido e descascado. Além disso, os grãos também podem ser moídos para virar farinha, que é um ingrediente de diversas receitas. 

Mercado internacional

No Brasil, o consumo de mungo-verde se dá apenas na forma de brotos. Já nos principais países consumidores, os grãos são majoritariamente processados. Ainda segundo Rogério Vieira, no mercado internacional o rigor com a qualidade dos grãos cresce de acordo com o uso final do produto. Grãos brilhantes, médios e grandes têm mais valor agregado.

“A primeira exigência do mercado internacional é que as sementes tenham cor uniforme, que não possuam danos causados por insetos e que o tegumento seja liso. Outra é que as sementes tenham boa pureza, livre de solo, pedras e de outras espécies. A terceira exigência é que a umidade dos grãos seja de, no máximo, 12%”, explica Rogério.  

A Epamig atua desde o início dos anos 2000 para lançar no mercado cultivares de feijão mungo-verde com forte apelo internacional, como é o caso da Ouro Verde MG2, lançada no início da década, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV).  Em 2007, foi lançada a cultivar MGS Esmeralda, de grãos grandes e foscos, e, em 2019, a BRSMG Camaleão, cultivar que dá origem a grãos grandes e brilhantes, destaques no mercado externo. 

Para auxiliar os interessados no plantio de feijão mungo-verde, a Epamig disponibilizou em seu canal do YouTube dois vídeos sobre o tema. Nos vídeos, o pesquisador Rogério Vieira fala das cultivares para Minas Gerais e dá dicas de plantio.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui