Chuvas deixam Araçuai em alerta máximo e famílias são removidas de suas casas

0

Comerciantes e prefeitura colocaram caminhões e funcionários à disposição das famílias para transportar as mudanças.

Desde a manhã desta quarta-feira (18) a cidade de Araçuaí (MG) no Vale do Jequitinhonha, entrou em alerta máximo devido às chuvas intensas que caem sobre a região.

FOTOS:
(Fotos: Warley Alves)

Comerciantes, lojistas e a prefeitura, estão disponibilizando veículos para remover famílias da parte histórica, principalmente da Rua Gentil de Castro (Rua de Baixo). Elas correm o risco de serem surpreendidas pela cheia do rio Araçuaí, que banha toda a região conhecida como “Baixada”.

O nível da água do rio está subindo desse a tarde desta terça-feira (17/12) e já invadiu os fundos de lojas e residências, localizadas naquela região da cidade.

Pelo menos 20 famílias já deixaram suas casas até o início desta tarde. Elas estão sendo levadas para uma escola estadual no alto da cidade e para casa de parentes e amigos.

FOTOS:
(Fotos: Warley Alves)

O prefeito municipal, Armando Paixão (PT) já visitou as áreas que estão em situação de risco.

“Se for necessário, vamos utilizar a área coberta do mercado municipal e o prédio do DER-Departamento Estadual de Estradas de Rodagem para abrigar as famílias”, afirmou Geraldo Silva, secretário municipal de Obras e Infraestrutura.

O movimento de curiosos é intenso nos locais onde a água já invadiu, principalmente na entrada do bairro Corredor, no centro da cidade, e na rua Gentil de Castro.

A Polícia Militar está isolando as margens do rio e fazendo o monitoramento da área para evitar possíveis saques.

FOTOS:
(Fotos: Warley Alves)

Moradores mais antigos ainda resistem deixar suas casas. “Isto para nós é normal. Em períodos de muita chuva, as águas invadem os quintais e até as casas. Só sairemos em último caso”, contou um morador da Baixada. No entanto, muitos, por precaução, já embalaram utensílios domésticos e objetos de maior valor. “Se subir mais do que o esperado, vamos sair”, afirmam.

A última grande enchente de Araçuaí foi em 1979, quando toda a parte baixa da cidade ficou submersa por mais de 15 dias.

De acordo com a previsão do tempo, vai chover na região durante todo o final de semana.

Via Gazeta de Araçuaí, por Sérgio Vasconcelos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui