Governador Valadares, MG, decreta situação de emergência após chuvas

0

Segundo Prefeitura, temporal foi um dos piores da história da cidade.
Ao todo, 250 pessoas estão desalojadas nesta quarta-feira (18).


Prefeita Elisa Costa decretou situação de emergência em Governador Valadares. (Foto: Diego Souza)

A Prefeitura de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, decretou situação de emergência na cidade nesta quarta-feira (18), devido aos danos causados pelas fortes chuvas que atingem a região desde a noite de segunda-feira (16).

Segundo a Prefeitura estes seriam os piores temporais já registrados na história da cidade. Ao todo, 250 pessoas ficaram desalojadas, 1 casa caiu e 10 distritos apresentam problemas. Várias ocorrências entre desabamentos, alagamentos e quedas de árvores foram registradas em Valadares na noite de terça.

“Estamos vendo um fato inédito, uma situação atípica. As chuvas estão concentradas sobre a cidade de Valadares e região. Vários locais estão travados, sem trânsito, onde as pessoas não têm como entrar ou sair. Pequenos córregos se transformaram em rios. Desta forma, estamos decretando situação de emergência no município”, informou a prefeita Elisa Costa, durante coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira.

Durante a entrevista, a prefeita admitiu que a cidade não tem condições de resolver todos os problemas de uma só vez e pediu ajuda à população.

“É preciso que fique claro, que não temos estrutura para resolver tudo que aconteceu na cidade nestes últimos dias. Precisamos de todo e qualquer tipo de ajuda. Precisamos também da compreensão da população. A ajuda do município será priorizada onde a situação for mais difícil”, declarou a prefeita.

Segundo dados da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), nos últimos dois dias choveu 270 milímetros em Governador Valadares, 67% acima da média histórica prevista para todo o mês de dezembro. A média são 161 milímetros para todo o mês.


No Bairro Porto das Canoas o cenário era semelhante a uma guerra devido aos estragos causados pelas chuvas. (Foto: Diego Souza/G1)

Via G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui