Home / Política / Exploração de lítio leva comissão da Assembleia de Minas a Itinga

Exploração de lítio leva comissão da Assembleia de Minas a Itinga

Em 2017, foram descobertas novas reservas de lítio no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Estado. Em junho deste ano, a mineradora Sigma anunciou investimentos de R$ 500 milhões em uma unidade que será construída no município de Itinga para a exploração do mineral, apelidado de petróleo branco, muito utilizado na bateria de veículos elétricos.

A exploração sustentável do lítio e como tirar o maior proveito dos seus benefícios para a região serão discutidos na Assembleia dos Prefeitos do Vale do Jequitinhonha, que será realizada na sexta-feira (9/8/19), a partir das 13h30, na Câmara Municipal de Itinga (Av. Expedicionário David Turíbio, 192, Centro).

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai participar do evento, a requerimento do seu presidente, deputado Repórter Rafael Martins (PSD). “É de fundamental importância a participação da ALMG na reunião. A exploração sustentável é importante porque traz desenvolvimento com responsabilidade”, destaca o parlamentar.

Além da geração de cerca de 500 empregos diretos, os prefeitos de Itinga e da vizinha Araçuaí, onde também há jazidas de lítio, contam com a arrecadação de aproximadamente R$ 265 milhões com a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), nos primeiros 14 anos de atuação da nova planta.

A unidade deverá começar a operar em setembro de 2020, com a exploração de 220 mil toneladas de óxido de lítio por ano.

Ambientalistas alertam, no entanto, que a exploração predatória do mineral pode produzir muitos poluentes e degradar o meio ambiente. Um dos maiores temores é o despejo de efluentes sem tratamento adequado no ribeirão Piauí.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: ALMG)

1 Comentário

  1. Parabéns pela preocupação com o meio ambiente, no qual eu defendo de unha e dente.
    Sem um meio ambiente sustentável fica difícil de sobreviver em qualquer lugar do mundo.
    imagina em uma região como essa do vale Jequitinhonha. Fica insuportável aguentar.
    Eu espero também que esse dinheiro que vai entrar para os município já citado acima, usam bem esse dinheiro.
    chega de desmando. descaso. e desrespeito do contribuinte e o eleitores que colocam os políticos ai.
    Boa noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>