“Fiquei assustado”, diz prefeito de Capelinha, que chegou à cidade de madrugada

0

Uma forte chuva que caiu no início da noite de ontem em Capelinha provocou pânico na população e causou destruição em vários pontos da cidade. O temporal durou mais de uma hora, sendo registrados 95 milímetros de chuva, acompanhada de granizo, relâmpagos, raios e trovões. A área central de Capelinha ficou completamente alagada, cheia de lama, bloquetes, pedras e entulhos. Alguns trechos de ruas no centro e em bairros ainda continuam intransitáveis.

O Córrego Areão, que atravessa toda a cidade, não suportou o grande volume de água e a força das enxurradas, provocando transbordamento em pelo menos cinco pontes, atingindo principalmente trechos das avenidas Clóvis Pimenta e Geraldo Prisco e das ruas 1º de Maio, Getúlio Vargas, Dr. Hermelindo e José Pimenta.

Em vários pontos da área central estão amontoados bloquetes, placas de asfalto e pedras de calçamentos, sendo arrancados de ruas e carregados pelas enxurradas. Alguns carros e motos também foram levados pela correnteza, causando prejuízos aos seus proprietários. Algumas casas foram invadidas pelas águas e lama, além muros destruídos como nas proximidades do Fórum de Capelinha, do Mercado Municipal e do Parque de Exposições. Até o momento não há registros sobre vítimas fatais ou desabrigados.

Uma equipe do setor de Obras da Prefeitura de Capelinha, coordenada pelo secretário Agnaldo Alves, circulou ontem após a chuva por toda a cidade para levantamento dos estragos em áreas públicas e no comércio. Também foram mapeados pontos de riscos na cidade.

Hoje pela manhã, a Prefeitura de Capelinha iniciou o trabalho de limpeza e recuperação de ruas e de outros locais atingidos pela chuva. Todos os funcionários do setor de obras, Patrol, retroescavadeira e caminhões estão realizando os serviços em vários pontos da cidade.

O prefeito Zezinho da Vitalina deve decretar, ainda na manhã de hoje, estado de calamidade pública em Capelinha. O documento, acompanhado de fotografias, será encaminhado ao governo de Minas, à Defesa Civil e outros órgãos estaduais, visando mostrar os estragos na cidade e tentar conseguir ajuda para resolver os problemas.

VEJA MAIS [+]
Forte tempestade provoca prejuízos em Capelinha

“Fiquei assustado”, diz prefeito de Capelinha, que chegou à cidade de madrugada

Eram 3h da manhã quando o prefeito de Capelinha, Zezinho da Vitalina, chegou à cidade, que havia sido acometida, poucas horas antes, por uma tromba d’água que deixou devastação e prejuízo. “Fiquei assustado, nunca tinha visto algo parecido em Capelinha”, comentou o prefeito em entrevista à Rádio Aranãs FM na manhã dessa sexta-feira, 6 de dezembro. “Eu estava em Belo Horizonte justamente buscando recursos para melhorar as ruas, através de convênio com o Governo do Estado, já que a prefeitura, a exemplo de várias no país, passa por sérias dificuldades financeiras”, ressalta o prefeito. Zezinho comentou ainda sobre a topografia de Capelinha. A cidade é em forma de U, sendo que quando chove, a água escorre dos bairros para o centro.

Após a entrevista, Zezinho da Vitalina decretou Estado de Calamidade Pública, na intenção de buscar ajuda junto aos governos estadual e federal para reparar os estragos provocados pela tempestade. “Em janeiro, quando uma forte chuva atingiu Capelinha, não conseguimos recursos de fora e tivemos que arcar com as despesas para arrumar a cidade. Mas, dessa vez, não conseguiremos sozinhos”, salientou o prefeito, que disse ainda já estar em contato com deputados e outras lideranças políticas.

O maquinário da Prefeitura foi colocado na rua para limpar os trechos mais críticos, até que comecem as obras de reparação das vias.

GALERIA DE FOTOS:


Fotos: Blog RegisCap1


Fotos: Cleuber Luiz

Por Tico Neves e Revista Avisa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui