Home / Eventos / Feragro abrirá calendário de eventos do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais

Feragro abrirá calendário de eventos do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais

Os pecuaristas mineiros interessados na aquisição de animais para melhoramento genético do rebanho bovino podem consultar o calendário dos primeiros eventos do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais, Pró-Genética e Pró-Fêmeas, confirmados.





As feiras e leilões são uma oportunidade para que pecuaristas possam adquirir animais reprodutores ideais para o melhoramento da qualidade do rebanho mineiro comercial. Em 2018, o Pró-Genética realizou 86 eventos, entre feiras e leilões, em Minas Gerais. Foram adquiridos 1.503 touros, movimentando R$ 11,8 milhões em vendas.

O Pró-Genética e o Pró-Fêmeas são coordenados pela Secretaria de Estado de Agricultura e executados pela Emater, Epamig e IMA, com o apoio das associações de criadores, agentes financeiros, sindicatos, cooperativas e prefeituras. O Pró-Genética é voltado para facilitar a aquisição de touros PO (puro de origem). Já o Pró-Fêmeas foi criado para viabilizar a oferta de matrizes (vacas) geneticamente superiores.

Em cada município, o programa é realizado com a venda dos animais em eventos promovidos por um arranjo local entre as instituições parceiras. Produtores interessados em adquirir touros ou matrizes comparecem nestes encontros e negociam diretamente com os criadores e vendedores. Os animais ofertados contam com registro genealógico definitivo, teste negativo de brucelose e tuberculose, além de outras obrigatoriedades do programa.

A lista com a feira de animais e leilões está disponível no site da Emater: www.emater.mg.gov.br. O primeiro evento será durante a Feragro, no dia 21/3, em Capelinha.

Feiras Pró-Genética e Pró-Fêmeas realizadas pela Emater – Foto: Divulgação/Seapa

Cadastro

A partir deste ano, as organizações interessadas em promover um evento do Pró-Genética e Pró-Fêmeas podem fazer a solicitação pelo site da Emater. Basta clicar no banner dos programas e, em seguida, no link “solicitar chancela”.

“Antes era necessário enviar um ofício para obter a aprovação. Agora ficou mais simples, basta preencher o formulário eletrônico”, informa o coordenador estadual de Bovinocultura da Emater, José Alberto de Ávila Pires.

Eventos

21 de março

Feira Pró-Genética – Feragro em Capelinha

30 de março

Leilão Pró-Genética e Pró-Fêmeas – Dia de Campo Braúnas em Funilândia

17 de maio

Feira Pró-Genética e Pró-Fêmeas – Capina Verde

9 de junho

Feira Pró-Genética e Pró-Fêmeas – Expoagri em Itamarandiba

25 de junho

Feira Pró-Genética – Pimenta

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>