ITAMARANDIBA: Semana Global do Empreendedor tem 1º Workshop do Jovem Empreendedor, realizado pela E.E. São João Batista

0

 

Como parte das atividades desenvolvidas em todo Brasil, por ocasião da Semana Global do Empreendedor, foi realizado nesta quinta-feira, 21/11, na E.E. São João Batista o 1º Workshop do Jovem Empreendedor – E.E. São João Batista. O evento contou com vários trabalhos realizados pelos alunos dos Primeiros Anos do Ensino Médio, Projeto Reinventando o Ensino Médio.

Uma pesquisa de campo foi realizada junto aos empresários e consumidores locais. Foram realizadas mais de 600 entrevistas. A partir dos dados coletados apresentaram uma significativa mostra em duas vertentes: análise do comércio local e nível de satisfação do consumidor com este mesmo comércio. Os resultados da pesquisa foram transformados em gráficos e disponibilizados visualmente aos visitantes do evento.

Foram também apresentados pelos alunos trabalhos hipotéticos como a criação de uma cooperativa de quitandas, “UAI Quitandas”, e de uma associação dedoces “DocerIta”, trabalhos estes, embasado em dados reais coletados em pesquisas realizadas com quitandeiras e doceiras locais. Os alunos conferenciaram palestra informativa sobre o MEI (Microempreendedor Individual), esclarecendo as principais dúvidas para os visitantes.

Em stand, foi trabalhada a questão do empreendedorismo sustentável através de criação de produtos com materiais reciclados, compostagem mostras de larvicidas naturais. Mostrou-se ainda a realidade e importância do eucalipto com relação à economia de Itamarandiba, Minas Gerais e Brasil.

Divulgou-se o empreendedorismo através de mostras de associações locais como ACIAICDL (Associação Comercial de Itamarandiba),APITA (Associação dos apicultores de Itamarandiba) Associação dos Artesãos de Itamarandiba e Grupo de mães da APAE. Com relação ao cooperativismo, contou-se com o apoio de representantes de cooperativas locais como o Banco SICOOB CrediJequitinhonha, ainda, disponibilizadas mostras patrocinadas pelo Supermercado Barateiro, produtos Três Corações e suco Frisco.

Durante o evento foram oferecidas atividades gratuitas através de parcerias como o SEBRAE, que prestou consultorias, Palestra (Rumo ao Próprio Negócio) e Oficina (Associativismo e Cooperativismo), durante todo o trabalho.
O evento também serviu para homenagear o fundador da escola, Sr. Dalmo Moreira, que teve seu retrato estampado como marca d’agua numa cédula hipoteca criada pelos alunos.

O projeto foi idealizado e assistido pelos professores Vanderson Meira, Marlúcio Pereira e Vicentina Nunes, membros da equipe do Projeto Reinventando o Ensino Médio da área de empregabilidade: Empreendedorismo e Gestão, com o objetivo, dentre outros de aproximar os jovens de iniciativas empreendedoras como associações e cooperativas, com intuito de conhecer e divulgar o comércio local e compreender a importância de se empreender de forma correta.

“Verificou-se que o estudo do empreendedorismo na escola é de suma importância para nossos jovens alunos, deve ser entendido como crucial para o desenvolvimento de nossa cidade e do país. Precisamos possibilitar o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras, fomentar o empreendedorismo é possibilitar que nossos jovens desenvolvam iniciativas qualificadas. Afinal, entendemos que o empreendedorismo vai muito além da ideia de ter o próprio negócio. Alarga a visão de mundo, rompendo fronteiras através mentes desenvolvidas pelo viés da criatividade, boa formação e projeção. A E.E. São João Batista em sua grande preocupação social, entende que enquanto instituição de educação deve buscar pelo desenvolvimento de pessoas, Acredita que com o envolvimento dos alunos com a comunidade em eventos como este poder disseminar sólida cultura qualitativa”, ressaltou Vicentina Aparecida Nunes Coelho (Tininha) – Coordenadora do Projeto Reinventando o Ensino Médio.

Com Itamarandiba Hoje

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui