Serviços essenciais seguem afetados no Vale do Aço no oitavo dia de paralisação dos caminhoneiros

0

A semana começa com aulas suspensas na rede de ensino, universidades e alteração no funcionamento do transporte público no Vale do Aço. Mesmo após o anúncio do governo informando que atendeu a maior parte das reivindicações dos caminhoneiros, na manhã desta segunda-feira, dia 28 de maio de 2018, a categoria segue ocupando o acostamento da BR-381, na altura do Bairro Horto, em Ipatinga.

A paralisação nacional dos caminhoneiros entrou no oitavo dia. O protesto ocorre de forma pacífica e o trânsito não está bloqueado porque os veículos de carga estão estacionados às margens da rodovia.

Os caminhoneiros também os caminhoneiros também protestam na BR-116, em Governador Valadares e Teófilo Otoni, na MGC-120, em Capelinha e São João Evangelista, e na MGC-367, em Turmalina.

Transporte

O transporte coletivo urbano municipal em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo tiveram a frota reduzida, operando com a escala de horários de sábado. A empresa Univale, responsável pelo transporte público intermunicipal, informou que a frota foi reduzida em 25%, circulando apenas nos seguintes horários: 5h às 8h; 13h às 16; 17 às 18h30 e 21h às 00h.

As empresas informaram que até o fim desta segunda-feira (28), caso a situação não seja regularizada, os horários podem sofrer alterações.

As vans, que fazem o transporte escolar das três principais cidades do Vale do Aço, também não estão circulando.

Na manhã desta segunda-feira (28), os usuários do transporte público enfrentaram dificuldades para chegarem ao trabalho. Com a frota reduzida, muitos ônibus não pararam nos pontos porque já estavam com a carga máxima de passageiros.

“O grande problema é que além de reduzir os ônibus nós estamos confusas em relação aos horários e quando o ônibus passa, já está lotado e muitos motoristas não param”, disse a auxiliar de serviços gerais, Maria Aparecida Silva, que chegou no ponto às 6h30.

Escolas

As aulas nas escolas municipais de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano foram suspensas nesta segunda-feira (28). Na rede particular, também não haverá aula. Na rede estadual, as aulas foram canceladas desde a sexta-feira (25) e permanecem nesta semana.

Saúde

As cirurgias eletivas e a coleta domiciliar estão suspensas no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, devido à falta de combustível. Segundo o hospital, serão priorizados serviços de oncologia, hemodiálise e os atendimentos de urgência e emergência

O Hospital da Unimed Vale do Aço informou que foram cancelados os atendimentos nos Núcleos de Especialidades e Diagnóstico, nos Postos de Coleta, Exames de Endoscopia, Pequenos Procedimentos e Central de Marcação. Também foram cancelados os procedimentos cirúrgicos eletivos.

O Hospital e Maternidade Vital Brasil reduziu o atendimento hospitalar desde a última sexta-feira (25). A unidade está atendendo apenas as classificações de cores vermelha e laranja.

Combustíveis

Segundo o diretor adjunto do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro), Gustavo Souza, apenas três postos da região têm gasolina e etanol disponível nesta segunda-feira, o que representa menos de 1%.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui