Santo Antônio do Porto é elevado a distrito de Governador Valadares

0

O antigo povoado de Santo Antônio do Porto foi elevado a distrito de Governador Valadares (MG), após sanção da lei de autoria do Legislativo. Com a transformação da comunidade em distrito, o local pode agora ter acesso a mais políticas públicas, além de poder abrigar agência bancária, correios, postos para pagamentos de água, luz e telefone.

Uma cerimônia nessa terça-feira (10), na Escola Municipal Realina Adelina Costa, marcou a assinatura da lei. A noite foi de festa para os moradores; estudantes realizaram apresentações artísticas exaltando as riquezas da região. “Essa iniciativa é de suma importância para nossa comunidade porque agora teremos mais autonomia como cidadãos valadarenses”, destaca a diretora da escola, Ivânia Maria Maia.

Durante a cerimônia, o prefeito André Merlo (PSDB) ressaltou a importância das comunidades rurais para o desenvolvimento de Valadares e de um olhar atento às suas necessidades. O prefeito garantiu a aquisição e instalação de antenas de celular; o processo de licitação para compra dos materiais já foi iniciado. “Estamos trabalhando independente do Governo Estadual ou Federal, porque queremos inserir essas localidades na era digital, permitir que todos tenham acesso a telefonia móvel, à informação, às redes sociais e usar de tudo que a comunicação tem a oferecer”, frisou.

Santo Antônio do Porto (Foto: Leonardo Morais/Prefeitura de Governador Valadares)

Criação de distritos

Em dezembro de 2017 a comunidade de Córregos do Bernado também foi elevada, após 24 anos sem serem criados novos distritos. Segundo a Lei Estadual Complementar nº 37/95, que dispõe sobre criação, incorporação, fusão e desmembramento de município, para ser elevado à distrito o povoado precisa atender a alguns critérios, como ter no mínimo 200 eleitores, presença de escola e, pelo menos, 50 moradias, e ainda delimitação clara dos limites da comunidade.

Durante solenidade, estudantes de Santo Antônio do Porto fizeram apresentações artísticas destacando riquezas da região (Foto: Leonardo Morais/Prefeitura de Governador Valadares)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui