Médicos fazem alerta para o abuso de bebida alcoólica durante o Carnaval

0

Como ocorre em todos os anos, o setor de Emergência do Hospital João XXIII, da rede Fhemig, preparou a estrutura adequada para o aumento do número de pacientes e faz um alerta aos foliões para os cuidados necessários contra o abuso de bebidas alcoólicas neste Carnaval, em Belo Horizonte. A cidade espera 3,6 milhões de pessoas nas ruas.

Segundo o coordenador de plantão da Emergência do hospital, Marcelo Lopes Ribeiro, o número de pessoas alcoolizadas, desidratadas e vítimas de pequenas agressões atendidas durante o Carnaval é alto – muitas vezes, de 30 a 40 ao mesmo tempo. Esta é uma realidade do cenário atual, já que em outros tempos, como grande parte da população de BH viajava nesta época, o mais comum era a chegada de vítimas de acidentes nas estradas.

“Alguns pacientes chegam muito alvoraçados, outros prostrados, com vômitos ou dor abdominal. Fazemos os exames necessários, e no final o que se constata é o abuso de álcool. A maioria deles, quando questionados, diz que estava em um bloquinho de carnaval”, afirma o médico.

Ao beberem, as pessoas acabam se exaltando e brigando até sem motivo, e muitas vezes, podem sair vários feridos destas confusões. Portanto, a orientação ao folião é se afastar quando houver inícios de discussões mais calorosas. “As ruas de Belo Horizonte estão ficando muito cheias, e a segurança não consegue conter os ânimos de todos os foliões. Portanto, é melhor prevenir e se afastar de problemas”, diz Ribeiro.

As consequências de abusar do álcool durante vários dias seguidos são várias: uma das mais comuns é a queda de imunidade da pessoa, fazendo com que ela fique mais susceptível a doenças, que vão desde uma simples gripe a uma amigdalite ou até mesmo uma faringite.

Outros problemas graves que podem aparecer em decorrência do abuso das bebidas, são a desidratação do organismo e o sobrecarregamento do fígado. Este último pode gerar sintomas bem desagradáveis para o paciente, como vômitos e diarreias em grande quantidade – o que acaba contribuindo também para a desidratação.

Prepare-se antes da folia!

A hidratação durante as festas de Carnaval é extremamente importante, mas como o folião costuma se esquecer de beber água entre as bebidas alcóolicas, Marcelo Ribeiro sugere a ingestão de soro caseiro antes e depois dos blocos.

“Bebendo o soro antes de sair de casa, quando retornar as chances de uma desidratação são praticamente zero. A pessoa pode até ter náuseas, dores de cabeça, mas estará hidratada”, afirma o coordenador de plantão.

Outra forma de evitar os problemas consequentes do abuso de álcool é comer algo antes de sair de casa. De acordo com Ribeiro, o importante é se alimentar, independentemente se a comida é considerada saudável ou não. “A pessoa deve estar nutrida. Se há uma ingestão de proteínas e carboidratos, é o suficiente”, explica o médico.

Deve-se ter cuidado também ao beber nas latinhas, que costumam ficar armazenadas em uma água suja. Segundo Ribeiro, pode haver contaminação por uma bactéria existente nesta água, e a pessoa acaba associando erroneamente seu mal estar à bebida alcoólica. “Antes de beber direto na latinha, limpe-a com água ou um lenço umedecido”, recomenda..

Atenção redobrada com as crianças

A pessoa responsável pela criança não deverá ingerir álcool, já que precisa estar atenta a todos os movimentos e tomar cuidados extras. Segundo o diretor do HJXXIII e pediatra Sílvio Grandinetti, os incidentes mais comuns com crianças em blocos de Carnaval são as quedas da própria altura e a desidratação.

“É preciso oferecer líquido (água, suco, água de coco) constantemente a elas, e alimentos leves, para que elas não passem mal”, afirma o médico. O protetor solar também é fundamental para evitar queimaduras solares. “É importante lembrar que o ideal é que as crianças pulem Carnaval com outras, em blocos destinados a elas, com percursos curtos”, diz Grandinetti.

A identificação das crianças é importante para caso elas se percam dos pais. “Uma opção é colocar uma pulseira no braço, ou pendurar um crachá, com nome, telefones e endereço”, sugere o pediatra. Além disso, a organização “Criança Segura” recomenda que os pais segurem os pulsos dos filhos ao invés das mãos, pois o risco é menor de eles escaparem para brincar e sumirem no meio da multidão.

Mergulho em águas rasas

Quem escolher como destino durante as festas de Carnaval lugares que tenham nas proximidades rios e cachoeiras deve ter atenção com os perigos causados por mergulho em águas rasas. Todo o cuidado é pouco, pois mesmo que a pessoa esteja acostumada a nadar no local, a ingestão de álcool contribui para que ela perca a noção da profundidade das águas dos rios, que pode mudar de acordo com a época do ano.

O HJXXIII registra o maior número de casos de afogamentos e lesões graves de coluna durante os feriados prolongados. Na maioria das vezes, o afogamento de adultos acontece quando a pessoa ingere bebida alcoólica de forma excessiva, a ponto de diminuir os reflexos. Além disso, muitos entram na água sem saber nadar.

O mergulho em águas rasas é a quarta causa de lesão medular no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A maioria dessas lesões afeta pessoas com idade entre 10 e 30 anos.

Um mergulho mal calculado – seja em rio, piscina ou mar – pode ser suficiente para deixar uma pessoa paralisada por toda a vida. Ao cair do alto, de cabeça, num local raso ou onde há pedras ou bancos de areia, o choque faz com que o pescoço seja dobrado enquanto o resto do corpo continua a se mover, causando fratura de uma das vértebras.

Veja algumas dicas:

– Não mergulhe em locais desconhecidos;

– Busque informações sobre a profundidade do local em que você pretende mergulhar;

– Entre primeiro no local, sem mergulhar;

– Evite brincar de empurrar amigos para dentro de piscina, cachoeira, lagoa ou mar.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui