Chuva causa inundações em Belo Horizonte

0

A chuva que atingiu Belo Horizonte na tarde deste sábado (30/12/2017) causou inundações em vários pontos da cidade. Por volta das 15h, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil comunicou o risco de transbordamento de córregos nas regiões Nordeste, Venda Nova, Pampulha e na divisa da capital com Contagem, na Grande BH.

Entre os municípios, o Ferrugem chegou a ultrapassar o nível, alagando vias no entorno. Ele faz limite com a região Oeste de BH. O trânsito na área de risco foi fechado e sinalizado antes do transbordamento.

O alerta também foi dado para os córregos Ressaca e dos Coqueiros, no bairro Alípio de Melo, na Pampulha; córrego Gorduras, no bairro Maria Goretti, na Região Nordeste; Ribeirão do Onça, no bairro Ribeiro de Abreu, na mesma região, e Ribeirão Arrudas, que corta a Avenida Tereza Cristina.

Alagamento na Avenida Tereza Cristina (Foto: BHTrans/Divulgação)

Na Região Noroeste, motoristas enfrentaram enxurrada na Avenida Pedro II, que, em poucos minutos de chuva, ficou alagada na altura do bairro Santo André. Quem seguia pela via no sentido bairro-centro precisou subir ruas no entorno para fugir da inundação. O sentido oposto também foi afetado.

Durante a chuva, um muro de arrimo caiu no bairro Estrela Dalva, na Região Oeste, e a casa foi inundada, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A corporação informou que ninguém se feriu. Técnicos da Defesa Civil foram encaminhados ao local.

Na Avenida Bernardo Monteiro, no Bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul, uma árvore de grande porte caiu próximo à Av. Brasil. Por volta das 16h30, a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que os galhos já haviam sido cortados e a vida liberada. A calçada seguia interditada.

No bairro Ouro Preto, na Pampulha, um motoqueiro foi arrastado por um quarteirão, ao tentar passar pela enxurrada. O vídeo com o momento foi enviado à TV Globo Minas por um telespectador. Também houve alagamentos nos bairros Santa Terezinha, na mesma região; no Santo Antônio, na Região Centro-Sul e Alto dos Caiçaras, na Noroeste.

De acordo com a Defesa Civil, a chuva forte durou 1h20 em Belo Horizonte, das 14h30 às 15h50. O acumulado no período foi de 52,8 mm na Região do Barreiro; 46,6 mm na Centro-Sul; 39,6 mm na Leste; 29,4 mm na Nordeste; 51,0 mm na Noroeste; 12,2 mm na Norte; 55,6 mm na Oeste; 53 mm na Pampulha e 16,6 mm em Venda Nova. A média para dezembro inteiro é de 319,4 mm.

Grande BH

Além do transbordamento do córrego Ferrugem, em Contagem, a chuva provocou mais transtornos na Grande BH. De acordo com o Corpo de Bombeiros, carros foram arrastados na Av. Severino Balesteros, no município. Já em Ribeirão das Neves, a corporação registrou a queda de um muro.

Córrego Ferrugem, na divisa de Contagem e BH (Foto: COP Equipe Operacional/Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui